Wikipedia quer 1 milhão de artigos em português e procura colaboradores para o Brasil
A Wikipedia confirmou o mercado de língua portuguesa – especialmente o Brasil – como uma das grandes apostas para os próximos três anos, período em que a enciclopédia livre pretende chegar aos mil milhões de leitores e 200 milhões de contribuidores globais.
Segundo o seu fundador, Jimmy Wales, o investimento no mercado brasileiro é prioritário para este objectivo. Hoje, há 709 mil artigos escritos em português, na sua maioria brasileiros, pelo que o objectivo a curto prazo é chegar a 1 milhão. A médio e longo prazo, a Wikipedia quer tornar estes artigos mais ricos e desenvolvidos, pelo que a Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos por trás da Wikipedia, está a contratar colaboradores para o Brasil.
Consulte as posições em aberto. E estas duas, especificamente para o mercado brasileiro.
A Wikipedia conta actualmente com 15 mil contribuidores em língua portuguesa, que editam cinco ou mais textos por mês. Destes, 12 mil são brasileiros.
Para aumentar a sua notoriedade no gigante sul-americano, a Wikipedia vai lançar campanhas nos media e em universidades. Paralelamente, a enciclopédia está a promover o I GP Wikimedia-Brasil, uma parceria com a fabricante de computadores Positivo e que tem como objectivo levar os cidadãos brasileiros a escrever 5.000 artigos entre Janeiro e Março. Finalmente, a Wikipedia tem ainda planos para abrir um escritório em São Paulo.
Para além do mercado brasileiro, a Wikipedia quer expandir-se fortemente na Índia, China, África e Médio Oriente. É que, ainda que a enciclopédia seja muito lida nestas regiões, não tem muitos colaboradores que editem a realidade local.
Na verdade, apenas as edições em inglês e espanhol da Wikipedia são consideradas bem sucedidas. O próximo passo é crescer no português, mandarim e árabe, línguas faladas por milhões de pessoas em todo o mundo.