Woodcycle: o projecto português que ressuscita materiais em fim de vida útil
Idalina Ferraria sempre teve o bichinho da decoração e a paixão pelo ambiente e pelas questões relacionadas com a sustentabilidade futura do planeta. Com base nestes princípios decidiu criar a Woodcycle, um projecto que tem como base o upcycling, ou seja, a utilização de materiais em fim de vida útil para criar novas objectos de maior valor e qualidade.
O projecto surgiu durante a frequência das aulas de Inovação do mestrado em Marketing Relacional, explicou ao Green Savers Idalina Ferraria. “Nesta unidade curricular, como o nome indica, focamos temas que envolvem iniciativas para o desenvolvimento de novos negócios, identificação de novas oportunidades, criação de valor de valor e criatividade”, indica. Assim, aliando o conhecimento e o gosto pela reutilização, Idalina decidiu lançar a Woodcycle, em parceria com o seu irmão Licínio Ferraria, dono de uma carpintaria.
A Woodcycle centra-se na decoração e design, pelo que o projecto terá como missão o desenvolvimento e a criação de peças de decoração inovadoras recorrendo a mobiliário e outros materiais em fim de vida útil de maneira a contribuir para a harmonia ambiental, sustentabilidade e equilíbrio da Terra.
Além de criar peças novas a partir de materiais reutilizados, o objectivo da Woodcycle é poder oferecer aos seus clientes a possibilidade de restauro de peças próprias mas também difundir o conceito do upcycling e os produtos a decoradores de interiores, gabinetes e lojas de decoração.
Idalina vive numa zona serrana “com muitas casas velhas com muito material, como portas e janelas de madeira”, que podem servir como matéria-prima e receberem uma segunda vida. Adicionalmente, a mentora da Woodcycle também visita velharias e lojas de caridade, onde se encontram muitos produtos em fim de vida à espera de serem transformados. Um outro objectivo de Idalina é poder acordar com a sua entidade patronal, uma empresa de cerâmica, a compra de paletes, já que diariamente a firma recebe as matérias-primas necessárias à produção acondicionadas em paletes.