Yosemite, um parque natural com queda para as fotografias (com FOTOS)
Se tem medo de alturas, então não veja estas fotografias. Elas foram tiradas no início do século XX no Parque Natural de Yosemite, nos Estados Unidos, numa altura em que este património norte-americano era utilizado pelas marcas como local de promoção de produtos – ou pelos turistas, simplesmente, para arriscarem a vida desnecessariamente.
As fotos agora disponibilizadas pela biblioteca do Congresso norte-americano são, equitativamente, belas e intrigantes. Elas mostram a chamada Overhanging Rock, uma rocha suspensa que se transformou, naqueles tempos, no local de eleição do registo fotográfico.
Para além de Yosemite, também o Grand Canyon e as Cataratas do Niágara foram locais de romaria de turistas, à procura da sua beleza e algo mais.
Colocada a 975 metros de altura, a rocha suspensa foi a primeira atracção de Yosemite a partir da construção dos primeiros caminhos, em 1857. Hoje, ela é, juntamente com a Torre Eiffel ou a Torre de Pisa, um dos locais em altitude mais fotografados do mundo.
O Parque Nacional de Yosemite localiza-se nas montanhas da Serra Nevada, Califórnia, e tem 3.080 quilómetros quadrados. Com uma altitude entre os 600 e os 4.000 metros, ele recebe três milhões de visitantes por ano.
O parque tem 20% das plantas existentes na Califórnia e é reconhecido mundialmente pelos seus espectaculares desfiladeiros de granito, cascatas, bosques de sequoias gigantes. É também Património Mundial desde 1984. Conheça-o melhor aqui.
Veja as fotos e centre-se, sobretudo, na foto que coloca um carro na pedra suspensa – é um Studebaker.