Zomato e Peggada unem-se no lançamento de nova Coleção Ecológica e Sustentável
Para assinalar o Dia Mundial da Terra, que se celebra a 22 de abril, Zomato lança uma coleção exclusiva que destaca espaços com preocupações ecológicas e de sustentabilidade em parceria com o projeto de consciencialização Peggada, revelou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o tema da ecologia é cada vez mais valorizado pelos amantes de comida quando escolhem os restaurantes onde vão comer e, a partir de ontem, os utilizadores da Zomato vão poder encontrá-los de forma mais rápida e fácil, através de uma coleção certificada. Todos os espaços presentes na coleção estão assinalados com o selo da Peggada. Esta certificação pretende “distinguir e destacar os espaços do nosso país que diariamente trabalham em prol da sustentabilidade e de um Planeta mais verde”.
Até ao momento são já mais de 40 restaurantes certificados, entre eles In Bocca al Lupo, o Orteá — Vegan Collective, o The Therapist e o Sem, e este número “continuará a crescer ao longo da parceria, que se quer duradoura”. Para terem o selo e fazerem parte da coleção certificada pela Peggada, os restaurantes “têm de corresponder aos critérios definidos pela Peggada, que vão desde a origem dos ingredientes usados no menu, às embalagens usadas para os preservar ou servir”, explica o comunicado.
“Este é mais um passo da Zomato num já consistente caminho percorrido por melhores práticas no sector da restauração. Sendo um tema complexo, é nossa missão também sensibilizar users e restaurantes para o tema. Do ponto de vista de quem usa a app Zomato, tem aqui uma maior oferta no que toca à pesquisa de espaços com preocupações ecológicas e ambientais. Do ponto de vista do restaurante, desempenhamos aqui um papel de consultoria ativa a ajudá-los a serem melhores e a percorrer este caminho da sustentabilidade. Estes atributos já eram pesquisáveis na app por sabermos da sua crescente relevância e importância, mas damos agora uma maior força ao fazê-lo em parceria com um projeto como a Peggada – que acompanha de perto estes espaços. Traz outra força à ação, por isso deixa-nos muito contentes podermos chegar ainda mais longe e trabalhar de perto com este projeto.”, Mariana Boavida – Head of PR & Marketing, Zomato.
“Percebemos que não havia uma forma de saber se o restaurante que queríamos visitar tinha práticas sustentáveis. Falamos com produtores, donos de restaurantes e jornalistas da área da gastronomia, para que com os insights de quem está por dentro do negócio, criássemos uma lista de critérios que fizessem uma filtragem dos espaços que se preocupam com o planeta. Esses critérios vão desde saber se fazem compostagem, à origem dos produtos ou mesmo se as sobras são direcionadas para projetos como a Refood. É que a sustentabilidade, para a Peggada, não é só ambiental. Depois desse trabalho feito, a parceria com a Zomato foi essencial para chegar a cada vez mais restaurantes (numa lista que só esperamos que cresça) e, por outro lado, ajudar o utilizador a fazer uma escolha mais consciente”. – Marta Cerqueira, Peggada
Esta parceria “será também uma forma de ajudar os espaços que ainda não cumpram todos os requisitos ecológicos e sustentáveis, a melhorar as suas práticas e a atingir este patamar de sustentabilidade por um Planeta melhor”, conclui a mesma fonte.