Zoo celebra 130 anos com bosque encantado feito de resíduos de embalagem reciclados

Mais de 16 toneladas de embalagens recicladas foram utilizadas no mobiliário urbano que irá requalificar o Bosque Encantado do Jardim Zoológico. O novo espaço, renovado com o apoio da Sociedade Ponto Verde, foi hoje apresentado no Jardim Zoológico de Lisboa, coincidindo com a celebração dos 130 anos.

Ao apoiar a renovação deste espaço, a Sociedade Ponto Verde pretende demonstrar aos cidadãos que diversos objetos úteis podem resultar da reciclagem de embalagens usadas, contribuindo também para promover a utilização de materiais reciclados. Sendo o Jardim Zoológico um espaço de informação e sensibilização sobre ambiente e biodiversidade dedicado sobretudo a um público muito jovem, é muito importante que possam ter exemplos reais de aplicação das embalagens após a sua reciclagem.

“O Jardim Zoológico desempenha um papel fundamental na protecção e na conservação da natureza, razão que nos levou a apoiar este projecto. Ao mesmo tempo, a Sociedade Ponto Verde pretende demonstrar que a reciclagem permite dar origem a diversos objectos que usamos todos os dias, dando uma nova vida às embalagens usadas que colocaram no ecoponto”, sublinhou há momentos Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde.

Esta nova área irá também disponibilizar informação sobre aves que fazem parte da apresentação, bem como sobre algumas que estão, em Portugal, em vias de extinção. Foi também renovada a sinalética existente e criada uma área de brincadeira para as crianças com “casinhas de aves”, todas feitas em plástico reciclado.

Também na comemoração do seu 130º aniversário, o zoo irá ser certificado pela Ponto Verde Serviços com o selo 3R6. Pela primeira vez na sua história, o zoo vai ter ecopontos para que o público possa separar as embalagens usadas em todo o recinto.

A intervenção no espaço do antigo parque das merendas irá permitir à Sociedade Ponto Verde demonstrar que as embalagens colocadas no ecoponto e recicladas podem transformar-se em novos materiais fechando assim o seu ciclo.

Veja que produtos foram reciclados para criar o Bosque Encantado, e em que quantidade.

150.000 – pacotes de batatas fritas

66.000 – embalagens de champô

90.000 – copos de iogurte

100.000 – sacos de compras

230.000 – garrafas de plástico

250 – pneus reciclados

Deixar uma resposta

Patrocinadores