Zoo de Odense disseca leão à frente de crianças
O zoo de Odense, na Dinamarca, dissecou um leão à frente de várias crianças – para fins educacionais – e, inclusive, transmitiu a operação em directo na internet. Segundo a Imprensa daquele país, o animal terá sido abatido há nove meses devido ao excesso da população leonina do zoo e, desde então, conservado no frio.
O Daily Mail noticia que várias crianças ficaram chocadas com a dissecação, tendo tapado o nariz assim que os intestinos do animal foram retirados. “A razão pela qual estamos a dissecar [o leão] prende-se com fins educacionais”, explicou Michael Wallberg Sorensen, tratador do zoo de Odense.
De acordo com o responsável, foram feitos vários contactos para tentar relocalizar o animal, todos infrutíferos. Assim, o animal foi abatido e dissecada nove meses depois, para coincidir com as férias de Outono das escolas. Segundo Wallberg Sorensen, o zoo já realizou várias outras dissecações de leões, todas elas sem reacções negativas.
“Os zoos europeus continuam com programas de reprodução de leões, sem benefícios de conservação. Como resultados, acabam com mais animais do que aquelas que podem ter”, concluiu Pieter Kat, da LionAid.
Há um ano, recorde-se, um outro zoo dinamarquês, em Copenhaga, abateu e dissecou uma girafa (na foto), um acto que levou a um grande mediatismo e revolta global.
[nggallery id=2347 template=greensavers]