Cordão dunar na Praia da Cova Gala está a ser reforçado
Está a decorrer desde o dia 27 de julho uma intervenção de reforço do Cordão dunar na Praia da Cova Gala, no concelho da Figueira da Foz. Esta obra, que tem um prazo de execução de 1 mês, pretende reforçar o cordão dunar fortemente erodido entre o Esporão n.º 2 e o Esporão n.º 3 e a Sul do Esporão n.º 5.
A intervenção realizar-se-á numa extensão aproximada de 400 metros, com o aproveitamento das areias provenientes das dragagens do Porto da Figueira da Foz e repulsão direta por tubagem na praia emersa e seu espalhamento no volume total de 160 mil metros cúbicos, indica a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Será ainda realizado o reforço da estrutura de areias confinadas por fiadas alinhadas e sobrepostas de cilindros de geossintéticos, de modo a colmatar desaparecimento de parte destes instalados em 2019.
A empreitada é relevante para a prossecução das políticas consagradas na “Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira”, bem como para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas, tendo como objetivo final a proteção do litoral e das suas populações.
O valor total da intervenção é de aproximadamente um milhão e cem mil euros euros, assegurada através do Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira entre a APA, o Município da Figueira da Foz e a Administração do Porto da Figueira da Foz.