54 municípios portugueses foram premiados com a Bandeira Verde ECOXXI 2021



Decorreu no passado dia 22 de setembro, na Fábrica de Santo Thyrso, a Cerimónia Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2021, um programa desenvolvido desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa. Neste evento, os municípios candidatos serão reconhecidos pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável.

O resultado atribuído a cada município resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI, e a Bandeira Verde é atribuída a todos os municípios em que o índice global é igual ou superior a 50%.

Nesta edição contou-se com 22 indicadores de referência para avaliar as práticas de sustentabilidade, nomeadamente, a Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade), a Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores, a Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos, a Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável e as Medidas de Sustentabilidade em Contexto de Pandemia.

Em 2021 foi registada uma das maiores participações dos últimos 15 anos, com um total de 58 municípios inscritos. Foram assim atribuídas 54 Bandeiras Verdes ECOXXI, sendo os municípios vencedores:

Com índice ECOXXI de sustentabilidade municipal a ultrapassar os 80%, os 10 municípios: Águeda, Braga, Leiria, Lousã, Maia, Oeiras, Pombal, Santo Tirso, Sintra e Torres Vedras.

Com um índice registado acima dos 70%, encontram-se os municípios de: Albufeira, Alfândega da Fé, Avis, Estarreja, Funchal, Lagos, Lourinhã, Mafra, Mira, Nazaré, Oliveira do Hospital, Tavira, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão.

Com um índice superior a 60%, estão os municípios de: Amadora, Anadia, Arganil, Cantanhede, Cascais, Góis, Macedo de Cavaleiros, Manteigas, Mealhada, Póvoa de Varzim, Setúbal, Tarouca, Trofa, Vila Nova de Poiares e Viseu.

E por último, com um índice superior a 50%, destacam-se os municípios de: Amarante, Beja, Caminha, Fundão, Horta, Lajes do Pico, Ourém, Sesimbra, Soure, Tábua, Torres Noves, Vila de Rei, Vila do Bispo e Vila do Porto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...