Exposição “Sustentar” mostra projetos artísticos inspirados em iniciativas de sustentabilidade



A exposição itinerante “Sustentar”, organizada pela plataforma Ci.CLO, chega dia 28 de outubro ao Museu da Luz, em Mourão. Elisa Azevedo, Evgenia Emets, Margarida Reis Pereira, Maria Oliveira, Nuno Barroso e Samuel Mountford são os seis artistas que desenvolveram projetos fotográficos e videográficos sobre iniciativas de sustentabilidade portuguesas, a expor brevemente neste espaço.

Esta é a primeira edição do Programa Sustentar, que é inspirado em iniciativas que já foram ou estão a ser implementadas em território nacional como resposta aos desafios ecológicos e sociais que enfrentamos. POCITYF, Núcleo Museológico do Sal, Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, Transição agroecológica, Setúbal Preserva bairros do Grito do Povo e dos Pescadores e LIFE Montado-Adapt, são as iniciativas destacadas em cada uma das obras.

Sobre o Alentejo, destaca-se o trabalho de Samuel Mountford – O Leito do Rio, desenvolvido no Parque de Noudar – que espelha a resiliência deste território face às alterações climáticas. Samuel Mountford foca-se na dimensão cultural, social e ecológica dos Montados Ibéricos. Quanto à obra de Evgenia Emets, a “Arte de Sombrear o Sol”, é focada nas alterações climáticas em Mértola, bem como o trabalho de Maria Oliveira, “De Vagar o Mar”, que cria um cenário metafórico nas salinas da Figueira da Foz. O projeto “Em Plena Luz” da Elisa Azevedo reflete a inovação da captação de luz solar em Évora. Já a série “Geoparque”, de Nuno Barroso, aborda os paradigmas do território do Geoparque Algarvensis, em Loulé. Por sua vez, Setúbal está representado por “Hoje, Translúcido” de Margarida Reis Pereira, que aborda as memórias e identidade dos bairros do Grito do Povo e dos Pescadores.

A exposição é de entrada gratuita e pode ser visitada até dia 12 de dezembro. Em 2022, o projeto Sustentar segue para Loulé, de 4 de fevereiro a 5 de março, passa por Évora, de 12 de março a 15 de abril e termina a viagem em Setúbal, de 27 de maio a 19 de junho. Fique a par do percurso da “Sustentar” no programa disponível no site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...