Este é o maior cajueiro do mundo



É na praia de Pirangi do Norte, no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte, que se encontra o maior cajueiro do mundo. Entre a urbanização e quase junto ao mar, é possível ver o Cajueiro de Pirangi, que ocupa um espaço de 8500 metros quadrados e que se acredita ter mais de 100 anos.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, existem várias versões que justificam a sua origem: a primeira, e a que tem mais crentes, é a de que foi plantada em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira. Pensa-se, também, que foi a própria natureza que originou o seu crescimento, ou que o antigo proprietário do terreno, Sylvio Pedroza, a tenha plantado.

Devido a uma mutação genética os ramos cresceram para os lados e, ao entrarem em contacto com o solo, acabaram por criar raízes e se expandir, tendo já atingido cerca de 50 metros desde o tronco.

A árvore foi intitulada como o “Maior Cajueiro do Mundo” no livro Guiness World Records. Hoje em dia o espaço pode ser visitado todos os dias, tendo a entrada um custo de cerca de 1,27 euros (8 reais).

A espécie Anacardium occidentale é nativa do Brasil e é a árvore que origina a castanha do caju, um fruto seco conhecido pelas suas vitaminas e gorduras boas para a saúde.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.