Área florestal da praia do Ancão recebe novo plano de gestão
A área junto à praia do Ancão, situada na área protegida do Parque Natural da Ria Formosa, vai sofrer uma transformação. O novo Plano de Gestão Florestal foi inaugurado no dia 14 de janeiro pela AM|48, e está em vigência até 2039, tendo como objetivos a salvaguarda, valorização e qualificação ambiental e paisagísticas, bem como a conservação e promoção da biodiversidade.
O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, do Diretor Regional Adjunto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), António Miranda, e do CEO da AM|48, Alejandro Martins, que ali plantaram simbolicamente três árvores, que irão complementar a restante plantação prevista no Plano.
O documento visa a plantação de cerca 3.000 árvores, nomeadamente pinheiros mansos, alfarrobeiras e sobreiros, a limpeza de matos e desbastes seletivos, a criação de faixas de gestão de combustível, a remoção e controlo de invasoras e de eucaliptos, a colocação de ninhos artificiais para aves, de abrigos para morcegos, de abrigos para coelhos e zonas incremento de invertebrados, e o desenvolvimento de programas de monitorização da erosão e da regeneração do espaço e dos valores ambientais.
Recorde-se que o terreno está integrado na área da Rede Natura 2000 (ZPE e SIC) e é considerado no Plano Regional de Ordenamento Florestal do Algarve (PROF Algarve) como espaço florestal sensível.