2100 clientes da Portgás já beneficiam de esquentadores mais eficientes



A Portgás, empresa detida a 100% pela REN – Redes Energéticas Nacionais, recebeu cerca de 3 mil candidaturas ao programa “Troca de Esquentadores” e acaba de concluir a instalação de todos os novos equipamentos previstos (2100), foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o programa, financiado pela 7.ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), garantiu uma comparticipação de 75% na troca de esquentadores pouco eficientes por equipamentos novos, mais seguros e de alta eficiência.

Lançado em abril de 2024, o programa “Troca de Esquentadores” foi destinado, numa primeira fase, aos clientes beneficiários da tarifa social de gás natural. A 2.ª fase, que arrancou em agosto de 2024, foi aberta a todos os clientes, continuando, no entanto, a ser consideradas prioritárias as candidaturas de beneficiários da tarifa social.

Do total de 2100 clientes com candidaturas aceites nesta campanha, 26% são beneficiários da tarifa social de gás natural. Estes consumidores economicamente vulneráveis tiveram a oportunidade única de, em condições muito especiais, substituir o seu esquentador pouco eficiente e instalado há mais de 8 anos por um equipamento novo.

Destes 540 clientes com tarifa social, 81 receberam ainda o apoio adicional das autarquias de Porto (68 beneficiários), Esposende (7) e Paços de Ferreira (6), que acederam à sensibilização da Portgás e garantiram a comparticipação dos restantes 25% (135 € por equipamento).

Esta ação contribui para os objetivos da descarbonização da sociedade e permite que os clientes abrangidos obtenham uma maior eficiência energética com os novos esquentadores, que cumprem a ErP 2015: são mais ecológicos, pois são aparelhos com baixíssimas emissões de óxidos de azoto (NOx) e dióxido de carbono (CO2), limitando a poluição atmosférica e o impacto no ambiente.

Os esquentadores permitem uma efetiva redução real na fatura de gás, que permite o retorno do investimento em 1 a 2 anos do valor pago pelo cliente (135 €) e um consumo de água mais baixo, para o mesmo tipo de utilização (a colocação do novo esquentador incluiu a troca de redutores de água, no lava-loiça e no chuveiro, para um consumo mais eficiente de água).

A Portgás é a concessionária de serviço público de distribuição de gás em 29 concelhos dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. Detida a 100% pela REN – Redes Energéticas Nacionais, desde outubro de 2017, tem como principal atividade o desenvolvimento e a exploração da rede de distribuição de gás.

Esta rede, com mais de 6.600 km de extensão, abastece mais de 409.000 pontos de consumo e permite: aos comercializadores, o fornecimento de gás aos seus clientes; aos produtores de gases de origem renovável (biometano e hidrogénio), a injeção destes gases na rede de distribuição.






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