Projeto “Ativa-te!” vai recolher beatas na zona ribeirinha de Setúbal



No próximo sábado, dia 25 de junho, vai decorrer uma ação de recolha de beatas na zona ribeirinha de Setúbal, no âmbito do projeto “Ativa-te!”. Organizada pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), pela Associação Cultural Festroia e pela Feel4Planet, esta iniciativa pretende alertar para a necessidade de protegermos os ecossistemas marinhos.

As pontas de cigarro são o segundo maior tipo de lixo encontrado nas praias. Estima-se que 4,5 mil milhões de beatas sejam descartadas por ano, em todo o mundo. Além da poluição provocada pelo filtro do cigarro, são libertadas substâncias químicas e metais pesados no ambiente.

A data escolhida marca os 25 anos que se passaram desde a morte de Jacques-Yves Cousteau, oceanógrafo e cineasta mundialmente conhecido pelas suas viagens de investigação científica no mar. Entre as longa-metragens e os documentários que desenvolveu destaca-se o “O Mundo do Silêncio”, um dos primeiros filmes a usar imagens subaquáticas a cores e o vencedor, em 1956, da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

A participação é aberta ao público e o ponto de encontro será na Praia da Saúde, às 10h30. Para se juntar à atividade deve inscrever-se através do email feel4planet@gmail.com.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...