Para produzir um computador portátil são gastos 190 mil litros de água



Todos os dias utilizamos vários objetos, utensílios e veículos que facilitam a nossa vida de diferentes maneiras, mas nem sempre paramos para pensar que impacto estes têm no planeta. Um estudo da britânica Utility Bidder analisou quantos litros de água são necessários para produzir alguns dos bens de consumo que mais utilizamos no dia a dia, dividindo-os pelas categorias Materiais de Construção, Roupa, Comida/bebida, Tecnologia, Doméstico, Automobilismo e Papelaria.

Para produzir um único computador portátil gastam-se, em média 190 mil litros de água. Para produzir um carro, a quantidade de água reduz um pouco – 147 mil litros de água. Indispensáveis para maior parte das pessoas, estes estão no topo da lista dos maiores culpados pelo gasto de água durante o seu processo de fabrico.

Em terceiro lugar surge o smartphone, que gasta cerca de 12 mil litros durante a sua produção. Seguem-se um par de sapatos de couro, um conjunto de quatro pneus de carro e umas calças de ganga, que exigem, em média, um gasto de 7 mil litros de água.

Num período em que a seca é uma realidade em todo o mundo, e em que segundo as previsões da ciência indicam que o cenário se deve manter futuramente, estes resultados tornam-se preocupantes. A água é um recurso natural essencial, mas escasso.

Esta análise refere somente o impacto em termos de água gasta, não abrange as emissões de gases poluentes resultantes da produção, nem durante o resto do seu ciclo de vida – pelo que a pegada de cada bem de consumo é ainda maior.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...