41% das escolas já ajuda as crianças a descodificar a publicidade



O programa Media Smart, que ajuda as crianças a descodificar a publicidade, é já ensinado em 41% das escolas portuguesas – cerca de 20.180 – de acordo com o jornal Briefing.

O programa, uma iniciativa dos anunciantes e que permite às crianças compreenderem que a publicidade não acontece por acaso, foi lançado em 2008 e fornece materiais educativos às escolas para que os professores possam ensinar as crianças a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto do seu dia-a-dia.

“Aos sete anos, as crianças já influenciam directa ou indirectamente 70% das compras para o lar”, explicou Luísa Agante, docente do IPAM e consultora do Media Smart.

Conheça melhor o projecto.

As crianças “têm dinheiro para gastar, influenciam nas compras e são futuros consumidores”, revelou Luísa Agante, explicando que as empresas “apostam na publicidade através da promoção de eventos e divulgação dos produtos na televisão e internet”.

Conheça também o projecto britânico idêntico.

O Media Smart é um programa sem fins lucrativos de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social) e destina-se a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade. É um programa gratuito e apoiado pelos ministérios da Saúde e Educação. São as próprias escolas que decidem se querem utilizar – ou não – o programa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...