5 utilidades desconhecidas da urina
A maioria das discussões a respeito dos resíduos orgânicos humanos parece girar em torno de como os descartar com segurança e não das coisas que estes podem fazer por nós. Segue-se uma abordagem positiva de alguns aspectos em que a urina se pode revelar muito útil à humanidade, de acordo com o TreeHugger.
1.Urina acumulada durante 55 mil anos usada na investigação climática
A maioria de nós quer distância da urina antiga e seca – mas não os cientistas climáticos. Eles perceberam que a urina do damão-do-cabo pode ser usada para analisar as mudanças climáticas, uma vez que este pequeno mamífero africano forma comunidades que vivem nas mesmas fissuras rochosas por longos períodos de tempo e usam o mesmo local para urinar todos os dias. A urina deste animal – que é espessa, viscosa e seca rapidamente – pode ter uma utilidade semelhante aos anéis dos troncos das árvores.
2.Monitores de urina fornecem indicadores de saúde
As amostras de urina têm-se revelado uma ferramenta de diagnóstico para os profissionais de saúde, mas e se cada um de nós pudesse analisar a sua própria urina e perceber como está a sua saúde? Graças ao avanço da tecnologia, o designer Royce Zhang criou um urinol inteligente capaz de monitorizar tudo – níveis de açúcar, pH, glóbulos brancos e vermelhos e muito mais.
3.Relações entre bisfenol A e doenças cardíacas
A urina está a desempenhar um papel fundamental na revelação de como importantes toxinas, como o bisfenol A (BPA), estão a entrar nos nossos corpos e, mais importante, interferem com a nossa saúde. Uma extensa amostra de urina – de 758 participantes de um estudo – mostrou já uma correlação entre os níveis de BPA e as doenças cardíacas. A análise revelou que, quem tinha problemas de coração, apresentava maiores concentrações de BPA na urina. Noutros casos, as amostras de urina revelaram altos níveis de arsénico na corrente sanguínea de crianças, o que aponta para o perigo da ração de frango com este elemento.
4.Fertilizante agrícola
Algumas pessoas defendem que o uso da urina na fertilização dos solos poderia evitar 180 milhões de toneladas de emissões de CO2 – ou o equivalente a cerca de metade das emissões da aviação mundial. A urina enquanto fertilizante não é uma novidade. Na verdade, na fertilização de tomateiros ela pode mesmo superar os resultados dos seus homólogos com químicos.
5.Urina enquanto fonte de alimento
Isto pode parecer muito sórdido, mas a NASA está a fazer experiências com sistemas de filtragem por osmose para criar bebidas energéticas com sabores açucarados para os astronautas a partir da sua própria urina. O mecanismo pode tornar-se útil para o resto do mundo, caso as alterações climáticas continuem a perturbar os ciclos hídricos do planeta.