7 dicas para evitar o desperdício alimentar durante e após as férias



Embora durante o ano inteiro seja reconfortante ter o frigorífico cheio, na altura de ir de férias essa sensação é um pouco diferente. Se tem de se ausentar de casa durante um período de vários dias ou até semanas, já sabe que o mais provável é que muitos dos alimentos se estraguem. Mas o desperdício não pode ser uma opção; existem muitas maneiras de consumir ou conservar o que resta, e de deixar no frigorífico somente o que tem um longo prazo de validade.

A Too Good To Go, empresa de impacto positivo direcionada para salvar os excedentes alimentares através da sua app, dá-lhe 7 dicas para a aproveitar e preservar os mais variados tipos de alimentos, para que possa ir de férias e voltar, sem desperdiçar.

Lembre-se: pode congelar ovos e lacticínios
Bata os ovos e congele-os em recipientes próprios rotulados ou em couvetes e formas de gelo. As formas de gelo padrão levam até 2 colheres de sopa por cubo, o que facilita a medição de ingredientes para receitas futuras. Se sobrar leite ou iogurte, misture com algumas frutas e despeje a mistura em formas de gelado. Serão o doce zero desperdício ideal para quando regressar de férias e quiser matar saudades.

Experimente uma receita de pesto remixada
A beleza do pesto é que pode ser feito com qualquer erva aromática que tenha folha. Por exemplo, se não tem manjericão, salsa ou hortelã são ótimos substitutos. Basta misturar as folhas com alho, azeite, parmesão e pinhões. Não tem parmesão ou pinhões? Torne-o vegano com um pouco de sumo de limão e misture sementes ou nozes, que tenha à mão. Lembre-se a ideia é usar o que tem em casa.

Prepare um banquete com o que tem no frigorífico
Faça um plano de refeições para a semana seguinte, usando o maior número possível de itens que tem no frigorífico. Esta é uma maneira divertida de se desafiar a si mesmo e ser criativo. Pode sempre dividir as suas criações em porções e depois congelá-las, para ter refeições rápidas para desfrutar quando voltar a casa.

Prepare e confecione as suas proteínas, para refeições futuras
Seja carne, feijão ou tofu, as proteínas são um dos ingredientes mais versáteis. Uma vez picados e marinados, podem ser adicionados, e elevar, praticamente qualquer prato. Se tiver de sobra, cozinhe e congele-as para usar nas noites em que sente preguiça de cozinhar.

Tire proveito do seu congelador
Se acha que não vai comer todas as frutas e legumes então corte e congele-as. Vegetais congelados são uma ótima forma de elevar qualquer prato – pense em batatas fritas, caril, massas, risotos ou tortas. Da mesma forma, verduras congeladas, como espinafre, podem ser misturadas com frutas e congeladas em doses individuais. Ótimas para dar aos seus smoothies um impulso extra de nutrientes.

Faça shots de gengibre com frutas cítricas
Há sempre um limão ou laranja solitário em qualquer cozinha. As boas notícias? Só precisa de um ou dois para fazer um shot saudável de gengibre. Basta adicionar os cítricos ao liquidificador com uma colher de sopa de açafrão, 2 colheres de gengibre, uma colher de chá de mel e uma pitada de pimenta preta. Decantar em pequenas garrafas e consumir ao longo da semana. Pode também congelar os shots, pois são uma ótima surpresa para as visitas inesperadas.

E se, por norma, quando regressa de férias tem sempre o frigorífico vazio, pode sempre optar por ir buscar uma Magic Box da Too Good To Go.
Na aplicação tem acesso a diversos parceiros, desde grandes hipermercados a pequenos negócios ou restaurantes locais, que disponibilizam Magic Boxes com os mais variados produtos. Ao adquirir estas Magic Boxes beneficia sempre de uma redução de 70% face ao valor dos produtos em loja. Ou seja, uma seleção de produtos no valor de 9 euros é vendida, na aplicação, por 2,99 euros, e uma de 15 euros, por 4.99 euros.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.