79% dos portugueses acreditam que a IA pode ajudar a fazer decisões de compra mais sustentáveis



As novas tecnologias de Inteligência Artificial e Realidade Aumentada prometem ter a capacidade de transformar o mercado da economia circular, possibilitando aos consumidores tomar decisões de compra mais sustentáveis.

Segundo um recente estudo realizado pela Wallapop,  plataforma de produtos reutilizados líder no consumo consciente e humano, 79% dos portugueses acreditam que estas ferramentas podem ser fundamentais para possibilitar escolhas de consumo mais informadas e responsáveis perante o meio ambiente.

A crescente consciencialização ambiental entre os consumidores tem gerado uma procura por maior transparência sobre o impacto ambiental dos produtos que estes consomem. Segundo o mesmo estudo, 9 em cada 10 portugueses manifestaram interesse em que os artigos incluíssem um rótulo “medidor de sustentabilidade”, para que fosse mais fácil para o consumidor comum identificar o nível de responsabilidade ambiental de cada produto.

Com o mesmo objetivo de facilitar as decisões de compra responsáveis, os portugueses acreditam que as ferramentas de realidade aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) podem revolucionar a forma como compramos produtos atualmente, ao contribuírem para tornar mais transparente e facilmente compreensível o impacto ambiental das suas compras, fornecendo informações detalhadas e personalizadas.

Estas ferramentas não só seriam úteis para novas aquisições, mas também têm um potencial significativo para as plataformas de compra e venda de produtos reutilizados. Mais de 9 em cada 10 inquiridos utilizariam estas ferramentas para calcular os ganhos potenciais de uma venda de um produto em plataformas de produtos reutilizados ou se incorporassem simuladores de como produtos reutilizados à venda ficariam nas suas casas, como, por exemplo, peças de decoração ou móveis.

Para 90% dos consumidores, outro uso potencial para estas ferramentas seria ajudar a identificar os produtos que não utilizados nas suas casas, promovendo assim a venda destes artigos para capacitação económica, promovendo também a redução do desperdício.

O estudo “A Rede da Mudança” revela que os consumidores estão abertos à possibilidade de uma era onde a tecnologia não só facilita as suas vidas, mas também pode desempenhar um papel crucial na preservação do planeta.

 





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