Já viu um arco-íris interestelar? A NASA mostra-lhe



A NASA divulgou recentemente uma imagem daquilo que muito bem podia ser um “arco-íris interestelar”. Na verdade trata-se do conjunto dos maiores e mais brilhantes anéis de luz alguma vez vistos de ecos de raios-X de uma estrela de neutrões.

Os anéis foram produzidos por uma expansão intensa de uma estrela de neutrões e proporcionaram uma rara oportunidade para calcular a distância desta estrela à Terra. Os anéis de luz foram identificados em torno da Circinus X-1, a estrela de neutrões, que está localizada no plano da Via Láctea e que orbita a par de outra estrela.

Eventualmente, estes pulsos atingiram nuvens de poeira cósmica localizada entre a Circinus X-1 e a Terra, dando origem a “ecos” de luz que foram utilizados pelos astrónomos para calcular com precisão a distância desta estrela de neutrões à Terra.

“Os morcegos utilizam pulsos sonoros para triangular a sua localização. Nós utilizámos os raios-X da Circinus X-1 para saber exactamente onde se localiza”, explica Sebastian Heinz, investigador da NASA e da Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos, ao Daily Mail. De acordo com os cálculos efectuados, a Circinus X-1 está a 30.700 anos-luz- da Terra.

Os pulsos de raio-X foram emitidos pela estrela de neutrões no final de 2013 e o fenómeno durou aproximadamente dois meses, período durante o qual a estrela se transformou numa das mais poderosas fontes deste tipo de radiação no espaço.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...