Grécia: tampões, pensos higiénicos e preservativos pagam 23% de IVA



Desde ontem que, na Grécia, os produtos de higiene feminina e os preservativos pagam 23% de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), na sequência de uma nova leva de medidas de austeridade exigidas pelos credores do país helénico.

Segundo o Quartz, alguns dos produtos que eram taxados a 13% passaram para os 23% de IVA – incluindo táxis, restaurantes, serviços funerários, preservativos e produtos de higiene feminina, como tampões e pensos higiénicos.

O aumento da taxa do IVA para estes dois últimos produtos, porém, está a revoltar – novamente – os gregos e as gregas. Sobretudo estas últimas, que gastam milhares de euros neste bem essencial.

Segundo a ONG francesa Collectif Georgette Sand, uma mulher francesa gastará cerca de €1.500 em pensos e tampões. Há muito que os consumidores do Reino Unidos e Austrália, só para darmos dois exemplos, tentam retirar a “taxa do tampão” – 5% no Reino Unido e 10% na Austrália.

O Canadá, por outro lado, já removeu a antiga taxa para produtos de higiene feminina, que se encontrava nos 5%, seguindo o exemplo da Irlanda e alguns estados norte-americanos. Em Portugal, os produtos de higiene feminina e os preservativos pagam a taxa mínima do IVA – 6%.

Foto: Wikimedia





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...