Portugal é o 3º país da União Europeia com frota automóvel nova mais eficiente



Portugal é o terceiro país da União Europeia com a frota automóvel nova mais eficiente, de acordo com um novo relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA). Apenas a Holanda e a Grécia têm frotas automóveis mais ecológicas.

Os veículos novos portugueses têm uma média de emissão de dióxido de carbono por veículo de 108,8 grama por quilómetro, bastante abaixo da meta europeia para 2015, que se situa nos 130 g/km.

O relatório, apresentado hoje e que acompanha o progresso rumo às metas de emissão de CO2 para os automóveis novos de passageiros e de mercadorias, explica que os veículos vendidos na União Europeia em 2014 foram, em média, 2,5% mais eficientes do que os vendidos no ano anterior.

Leia o estudo.

“É de notar que todos estes cálculos são baseados em emissões de veículos reportados com base em testes que não traduzem as condições reais de condução, facto que já foi reconhecido pela Comissão Europeia, estando em curso um processo de revisão”, explicou Francisco Ferreira, professor universitário que acompanha a Cimeira do Clima, em Paris, neste blog.

Portugal, porém, só ficou em 18º lugar no que respeita à melhoria da eficiência da nova frota entre 2013 e 2014, em grande parte porque os veículos novos comprados em 2013 já serem bastante eficientes em termos de consumo de combustível e consequentemente em emissões de dióxido de carbono.

Portugal foi, de resto, o país que registou o maior aumento de vendas de veículos ligeiros de passageiros (+35%) entre 2013 e 2014.

“A escolha dos portugueses é motivada por uma fiscalidade que pondera significativamente as emissões de dióxido de carbono e porque os portugueses são muito sensíveis aos elevados custos dos combustíveis e por isso fazem escolhas de automóveis que consumam menos”, conclui Francisco Ferreira.

Foto: Francisco Antunes / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...