Vieira do Minho avança para iluminação LED



A Câmara Municipal de Vieira do Minho avançou com a substituição das primeiras lâmpadas tradicionais de iluminação pública por luminárias com tecnologia de iluminação LED, de maior duração e menor consumo energético. Na sua página no Facebook, a autarquia explica que o objectivo é “reduzir os custos anuais com a faturação energética municipal, que no ano transato rondou os €400.000”.

O processo de substituição será gradual tendo iniciado nas principais artérias da vila, nomeadamente na Avenida João da Torre, Avenida Dr. Almeno Vieira leite, Avenida Professor Carlos Teixeira e Rua Padre Casimiro José Vieira.

Ao todo, estão a ser instaladas 78 luminárias em LED nas artérias mais movimentadas da vila. A colocação de iluminarias LED irá estende-se ao lugar de Penelas, em Guilhofrei junto à Escola de Ensino Básico.

“A economia energética será, certamente, o caminho que terá de ser trilhado no futuro, de modo a conseguir-se uma redução substancial dos encargos financeiros com a iluminação pública, sem causar qualquer tipo de transtorno à população, uma vez que se mantêm os mesmos índices de iluminação que actualmente são fornecidos, reduzindo-se os custos associados”, explicou o presidente da Câmara de Vieira do Minho, António Cardoso.

Com a economia energética conseguida pela utilização da tecnologia LED, continua o autarca, evita-se o recurso a medidas como a redução do horário de funcionamento ou do índice de iluminação por ponto de luz.

“É um passo importante na adopção de medidas ambientalmente sustentáveis e de redução da fatura energética municipal”, conclui António Cardoso.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...