Quercus chega a Cabo Verde
A Associação Nacional de Conservação da Natureza portuguesa, Quercus, participou e colaborou nos trabalhos de formação da Quercus Cabo Verde, associação ambiental que será hoje apresentada oficialmente na Assembleia Nacional de Cabo Verde.
A nova associação ambiental será independente, apartidária, de âmbito nacional e sem fins lucrativos – como a Quercus portuguesa – e tem como principais objectivos despertar a consciencialização ambiental, promover acções para a redução de resíduos, identificar as ameaças de maiores consequências para a natureza e o ambiente, promover o interesse pela revalorização das regiões rurais, encaradas como espaços privilegiados de ensaio e concretizar alternativas tecnológicas e sociais de baixo impacte sobre o ambiente.
“A Quercus acredita que este será o ponto de partida para uma união e parceria entre ambas as associações e deseja que o trabalho da Quercus Cabo Verde se possa afirmar como uma referência na defesa dos valores naturais de Cabo Verde”, explica a organização não-governamental de ambiente – a portuguesa – em comunicado.
A Quercus estará representada na cerimónia pelo seu presidente, João Branco, que fará uma intervenção sobre a experiência da associação ao longo destes 30 anos. Esta é a primeira delegação internacional da organização portuguesa.
Cabo Verde, como é sabido, tem uma biodiversidade e riqueza natural única. Recorde o episódio do Economia Verde sobre o paraíso ecológico da aldeia de Espingueira.
Foto: Santa Maria, Sal, Cabo Verde. Greg Roodt / Creative Commons