Antigo abrigo da Segunda Guerra Mundial transformado em horta subterrânea



Dois empreendedores britânicos criaram uma horta subterrânea num antigo abrigo da Segunda Guerra Mundial, debaixo da actual estação de metro de Clapham North, em Londres. A quinta estende-se por 10 mil metros quadrados, a 30 metros de profundidade, e receberá, sobretudo, ervas exóticas e vegetais.

Richard Ballard e Steven Dring, os dois sócios do projecto, instalaram LED especiais e sistemas hidropónicos de cultivo. Os são já vendidos para restaurantes e supermercados britânicos, tendo o aval do chef Michael Roux Jr, um dos parceiros deste projecto inovador.

Os abrigos de Clapham North começaram a ser construídos em 1942 e abriram ao público em Julho de 1944. Estão equipados com cozinhas, postos médicos e casas de banho, podendo acomodar cerca de oito mil pessoas – chegaram a abrigar 12 mil pessoas, durante bombardeamentos aéreos.

Ballard e Dring têm desenvolvido várias experiências agrícolas no espaço. O sucesso dos resultados até agora obtidos levou-os a criar a marca Growing Underground, que comercializa ervas exóticas, brotos, ervilhas, amaranto vermelho, mizuna, brócolos, cebolinha, alho, folha de mostarda, rabanetes, coentros e manjericão tailandês.

Numa segunda fase, o projecto irá virar-se para a plantação de inúmeras variedades de tomate e cogumelos.

Os dois empreendedores começaram também a angariar fundos para acelerar o seu negócio. “Estamos muito entusiasmados em avançar com a Growing Underground. Há meses que andamos em experiências”, explicou Ballard à imprensa britânica. Veja algumas das fotos do projecto.

[nggallery id=192 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...