Quercus e Serralves organizam o primeiro curso de permacultura do Porto
O Porto recebe amanhã, sábado, um Curso de Permacultura organizado pela Fundação de Serralves e Quercus. O curso vai estender-se ao longo de cinco fins-de-semana, terminando a 25 de Março.
De dois em dois fins-de-semana, os três formadores deste curso vão demonstrar que a qualidade de vida real e duradoura não se atinge necessariamente com dinheiro, mas com conhecimento, engenho e ética.
Este “Permaculture Design Course” (PDC) – o curso de 72 horas criado por Bill Mollison – é um dos primeiros a ser realizado totalmente em português em Portugal e o primeiro de sempre a ser realizado na região do Porto.
Dentro da cidade, no espaço privilegiado da Fundação de Serralves, serão desenvolvidas várias actividades teórico-práticas, a par de alguns serões dinamizados em associações culturais da cidade e de um fim-de-semana de visita a quintas de permacultura.
“A receptividade do curso superou já todas as expectativas da organização, com as inscrições esgotadas em apenas seis dias, tendo ficado muitas pessoas em lista de espera. Contabilizam-se também muitas mensagens recebidas e largas centenas de visitas por dia à página do curso na internet, um sinal do crescente interesse pelo tema, que, no actual contexto de crise e de aumento de consciência ambiental, social e económica, poderá crescer ainda mais. Como tal, a Fundação Serralves e a Quercus estão já a planear a segunda edição deste curso, ainda sem data definida”, explicou a organização em comunicado.
Permacultura significa “cultura permanente” e trata de planear habitats humanos sustentáveis. É uma filosofia e uma abordagem ao uso do solo que interliga clima, plantas, animais, ciclos de nutrientes, solo, gestão da água e necessidades humanas em comunidades produtivas e eficientes.