Uma casa de outros tempos
Townships Farmhouse é uma casa de campo em North Hatley, uma pequena cidade a cerca de uma hora e meia de Montreal, perto da fronteira com o estado norte-americano de Vermont.
O edifício, projectado pelo estúdio de arquitectura LAMAS (de Toronto) e já fotografado por várias revistas de arquitectura como a Dwell, reflecte o interesse dos proprietários por temas como a reciclagem e a preservação do património cultural. Inserida numa paisagem de quintas agrícolas, rodeada de lagos e pequenas montanhas, a quinta inspira-se nos celeiros e construções tradicionais dos primeiros colonos na América, típicos da região de Nova Inglaterra.
Princípios de sustentabilidade orientaram a escolha de materiais, todos de origem local e, sempre que possível, reutilizados, como a madeira de pinheiro do Canadá, recuperada de celeiros em ruínas nas vizinhanças, e utilizada em todos os revestimentos.
O mesmo pode ser dito sobre o sistema de aquecimento da casa, recorrendo a sistemas de captação geotérmica. Aliás, todo o projecto foi pensado de forma a “rentabilizar a paisagem”, mas também a circulação de ar e a luz solar, mais “rentável” se a construção fosse circular. Foi assim que nasceu a ideia de interligar os vários edifícios.
Vista do exterior, a estrutura final expressa as linhas tradicionais da arquitectura agrícola da região. Mas os três edifícios que constituem a propriedade foram interligados, formando um pátio interior e janelas que se alinham, criando um efeito telescópico, e conferindo uma nova interpretação a esta casa aparentemente de outros tempos, mas que na realidade é muito contemporânea.
[nggallery id= 3481 template=greensavers]
Fotos: Lamas