Redefinir o combate à desigualdade



Quando os números mostram que 50% dos recursos do planeta estão apenas na posse de 1% da população mundial, cria-se uma motivação de urgência para alterar esta realidade. De acordo com a BBC Future, um estudo publicado recentemente na revista Nature Human Behaviour defende que esta questão deve ser olhada não como um problema de desigualdade, mas antes como um problema de injustiça.

Se confrontadas com igualdade, num sistema de recompensas iguais para todos independentemente do desempenho de cada um, a reacção das pessoas é adversa. Desenvolve-se um sentimento de raiva e injustiça por cada um ter direito a uma parte igual, independentemente da sua contribuição.

Segundo este estudo, o que é urgente é desenvolver um modelo que combata a desigualdade injusta. A desigualdade indiscriminada, em que as pessoas não são sempre recompensadas pelas suas obras mas muitas vezes apenas por sorte, por herança, ou por sentido de oportunidade, é o que existe actualmente. O que se pretende descobrir é o método ideal para que cada indivíduo tenha o que mereça conforme o seu desempenho social.

Foto: Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...