Alberto II do Mónaco está no Funchal em defesa dos oceanos



O príncipe Alberto I do Mónaco foi, ontem, homenageado no Funchal, com a atribuição do seu nome a um espaço público, na presença do actual príncipe, Alberto II. Esta homenagem celebrou também o arranque da expedição científica de três anos do navio “Yersin” no âmbito da campanha “Mónaco Explorations”, que assinala o regresso do principado às expedições oceanográficas.

“Seguindo o exemplo do Príncipe Alberto I, decidi, há alguns meses, com a participação do meu governo, do Instituto Oceanográfico, Fundação Príncipe Alberto I, do Centro Científico do Mónaco, e da minha própria Fundação, dedicada à protecção do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, dar continuidade à tradição das expedições científicas do Mónaco”, disse o príncipe à agência Lusa.

O luxuoso mas também muito ecológico navio de investigação oceanográfica “Yersin”, que cumpre escrupulosamente requisitos regulamentares internacionais para limitar seu impacto no meio marinho, zarpou dia 27 de Julho, do Port Hercules, no Mónaco, para realizar uma viagem de circum-navegação de três anos, com objectivos científicos. Com início na ilha da Madeira, a viagem segue depois para Cabo Verde, Martinica, Galápagos, Polinésia (em Julho/Agosto de 2018), Nova Caledónia, Triângulo de Coral, na Ásia (Março/Abril de 2019), Seychelles e Maldivas (Dezembro de 2019), Omã, Goldo Persico, Mar Negro, Mediterrâneo, estando de regresso ao Mónaco em 2020 após um total de nove etapas.

As ‘Monaco Explorations’ pretendem dar continuidade à longa tradição de exploração marítima do principado, bem como sua influência na política e políticas de conservação do mar. A campanha fornece uma plataforma de pesquisa para dezenas de cientistas em todo o mundo e visa aumentar a consciencialização pública sobre os resultados da pesquisa, bem como sobre as muitas ameaças enfrentadas hoje pelos mares. Enquanto esteve em Portugal, o “Yersin” recebeu a bordo um grupos de cientistas e investigadores portugueses, um intercâmbio que vai realizar-se nas diversas escalas do navio.

Depois da cerimónia de descerramento da placa toponímica do Largo Príncipe Alberto I do Mónaco (entre o Lido Poente e a Estação de Biologia Marinha do Funchal), o príncipe inaugurou a exposição temporária “Um Príncipe explorador. Alberto I do Mónaco e a Madeira”, que decorre no Museu de História Natural do Funchal, relacionada com as expedições oceanográficas que o seu tetravô realizou no final do século XIX, algumas das quais nos mares do arquipélago madeirense.

placa Alberto I

Fotos: Monaco Explorations (via Facebook)





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...