As profundezas de um lago austríaco na Primavera
Durante o Verão e até finais do Inverno, o lago Gruener See, na Áustria, tem apenas 90 centímetros de profundidade. Localizado perto de Tragoss, na província de Styria, o Gruener See encontra-se no meio de um parque natural, no sopé das montanhas Hochschwab, normalmente cobertas de neve.
Durante grande parte da Primavera, porém, o lago transforma-se e a sua profundidade cresce para os 12 metros. O mais curioso é que as árvores já se adaptaram a viver debaixo de água durante um mês por ano, quando a neve se derrete e a água sobe mais alto que elas.
Os fotógrafos subaquáticos austríacos, Gerald Kapfer e Harald Hois, aventuraram-se no Gruener See e capturaram algumas imagens magníficas. As fotos, publicadas no Daily Mail, revelam a transparência da água e beleza do cenário quase virgem.
“As pessoas surpreendem-se quando digo que estas fotos foram captadas na Áustria e não nas Maldivas, mas temos realmente uma paisagem aquática magnífica”, explicou Stephan Weigl, curador do projecto que está a expor as fotos.
O local é um dos favoritos de campistas e alpinistas, mas quando a neve do Inverno começa a derreter, há pouco espaço para aventuras – a água inunda parte do cenário. É nesta altura, porém, que o Gruener See se revela ainda mais belo.
Foto: Gerald Kapfer e Harald Hois
[nggallery id=3528 template=greensavers]