GPA Portugal: candidaturas já arrancaram



Desde a meia-noite de hoje que já pode submeter a sua candidatura à quinta edição do Green Project Awards (GPA) Portugal, o movimento pelo desenvolvimento sustentável. Este processo vai decorrer, como é habitual, até 31 de Maio.

Com sete categorias e novos objectivos, o GPA Portugal terá o seu foco no público jovem, no consumo sustentável, na gestão da sustentabilidade e na agricultura, mar e turismo. Como nas edições anteriores, também em 2012 o GPA é uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e GCI.

A reestruturação do GPA Portugal levou à introdução de novas categorias: Gestão – Eficiência e Recursos, que pretende premiar os projectos em que uma gestão inovadora foi um factor fundamental para atingir uma utilização eficaz dos recursos, naturais e energéticos; Agricultura, Mar e Turismo, que vai distinguir iniciativas que contribuam para a preservação e promoção de uma eficiente utilização dos recursos naturais e para a dinamização do interior em desertificação, das actividades ligadas ao mar e dos projectos de turismo sustentável; e Information Technology, que visa demonstrar como a tecnologia pode contribuir para a optimização na utilização dos recursos, são as novas categorias do GPA Portugal.

Nesta edição foi ainda criada a categoria Rock in Rio Atitude Sustentável, uma parceria entre o GPA e o Rock In Rio e que pretende incentivar a sociedade civil para a adopção de comportamentos sustentáveis.

As candidaturas para esta categoria deverão ser entregues entre 1 de Março e 15 de Abril, no site oficial do Rock In Rio Lisboa: www.rockinriolisboa.sapo.pt. Os participantes devem realizar um filme em formato digital, de tema livre, falado ou legendado em Português, com uma duração máxima de 60 segundos, onde demonstrem o seu contributo para a sustentabilidade da comunidade. Cada participante só pode concorrer com um filme.

Em relação ao prémio especial para a melhor obra original na área do ambiente, um galardão atribuído pela Sociedade Ponto Verde (SPV) em conjunto com a editora Princípia, devem enviar os vossos projectos para este endereço.

Após a apresentação, as candidaturas serão sujeitas ao escrutínio do júri. À semelhança das edições anteriores, os resultados serão auditados pela KPMG.

A edição de 2012 conta com os apoios institucionais do Ministério das Finanças, Ministério da Economia e Emprego, Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.

Caixa Geral de Depósitos, Sociedade Ponto Verde, Dalkia, Adene e Fundação EDP são os patrocinadores da quinta edição da iniciativa.

Recorde-se que, pela primeira vez, a edição deste ano do GPA Portugal conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, um “reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser realizado, desde 2008, por este movimento pelo desenvolvimento sustentável do País”, de acordo com a organização.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...