Recuperar um recife de coral? Sim, é possível e está a acontecer
Com os desastres naturais e a atividade humana, os cientistas têm receio que mais de 70% dos corais desapareçam por todo o mundo, nos próximos 50 anos.
Uma equipa de biólogos na Jamaica encontrou uma solução, que pode ser um exemplo futuro para outras comunidades.
Nos anos oitenta e noventa, 85% dos recifes de coral da Jamaica desapareceram devido a desastres naturais como o furacão Allen, e através de fatores humanos como o crescimento da população e a pesca excessiva. Estas razões resultaram na morte dos recifes e no desaparecimento dos peixes, o que teve grande impacto na comunidade que é predominantemente piscatória.
Com o intuito de ver uma mudança, a comunidade uniu-se a um grupo de biólogos e juntos criaram um projeto que tem vindo a ter resultados muito positivos. Os “jardineiros de coral”, nome dado aos pescadores que colaboram nesta iniciativa, tratam dos corais no fundo do mar e espalham alguns bocados, de forma a que cresçam em novos locais e se propaguem (espécie de processo de clonagem).
Há mais de 2 anos foi criado o “White River Fish Sanctuary”, uma área protegida de 3km onde não se pode pescar, permitindo o desenvolvimento das espécies. Existem patrulhas 24h para proteger esta área de pescadores furtivos.
O projeto está a ser um sucesso, afirma o biólogo Stuart Sandin, “Os corais estão a voltar, os peixes estão a voltar. Provavelmente são alguns dos recifes de coral mais vibrantes que vimos na Jamaica desde os anos 70. Quando damos uma hipótese à natureza, ela pode recuperar. Não é tarde de mais”.