Estas são as maiores folhas do mundo e correm risco de extinção



Trinta anos depois de entrar para o “Guiness Book”, a árvore de maior folhagem já registada no mundo tem agora seu nome científico oficializado. A novidade abre caminho para uma série de pesquisas que podem ajudar a entender toda a magnitude da Coccoloba gigantifolia, vista pela primeira fez em 1982 pelo botânico Carlos Alberto Cid Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia (Inpa).

Raríssima, esta árvore das folhas gigantescas foi encontrada até hoje apenas na bacia do Rio Madeira, nos estados do Amazonas e da Rondônia. “A Coccoloba gigantifolia é a maior dicotiledónea do mundo. A maior [folha catalogada] está no herbário da Casa da Ciência, em Manaus, e mede 2,5 por 1,44 metros. Não conhecemos uma planta com essa envergadura toda no Mundo”, explicou Carlos Alberto.

Segundo o investigador, a Coccoloba é um fenómeno da Natureza. “É incrível como uma planta consegue levar os nutrientes do solo até às suas folhas e desenvolvê-las até chegarem a tamanha envergadura”, afirmou o botânico. “Outro factor interessante é que ela trabalha durante vinte e quatro horas por dia. Diferente das plantas comuns, a Coccoloba armazena energia durante o dia e realiza a fotossíntese durante a noite também”, explicou.

Como esta espécie rara sobrevive num ambiente em rápida mudança, os autores recomendaram catalogar a espécie como ameaçada de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...