Campanha “Escuteiros Electrão” leva à recolha de quase 12 mil quilos de pilhas e baterias
A campanha “Escuteiros Eletrão” resultou na recolha de 11.669 quilos de pilhas e baterias usadas para reciclagem. A primeira edição da iniciativa decorreu de 1 de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2020 e reuniu 61 agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE).
Este projeto resulta de uma parceria entre o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, com o CNE, que desafia os escuteiros de todo o país a tornarem-se agentes de recolha de pilhas e baterias usadas, sensibilizando assim os grupos e as comunidades para a reciclagem destes equipamentos.
Foram premiados os 10 agrupamentos de escuteiros que recolheram as maiores quantidades e foi ainda atribuído um incentivo equivalente a 75 euros por cada tonelada.
O grupo de escuteiros que mais pilhas e baterias usadas reuniu foi o Agrupamento Nossa Senhora do Amaro em Portimão, distrito de Faro, com um total de 1356 quilos recolhidos. Recebeu por isso o prémio mais elevado no valor de 2 mil euros. Em segundo lugar ficou o agrupamento de Lousa, no distrito de Lisboa, que reuniu 975 quilos de pilhas e baterias para reciclagem e foi por isso compensado com 1200 euros. O agrupamento de Vera Cruz, em Aveiro, ficou em terceiro lugar, tendo recolhido 646 quilos de equipamentos e recebido um prémio de 800 euros.
Seguiram-se os agrupamentos de Vale São Martinho, Oliveira de Santa Maria, no distrito de Braga, de Samora Correia, no distrito de Santarém, de Belas, em Lisboa, de Darque, em Viana do Castelo, de São Simão de Oiã, em Aveiro, e o de Ermesidente, no Porto.
“Apesar das limitações impostas por um ano atípico os escuteiros disseram presente e deram uma valiosa contribuição para a recolha de pilhas e baterias. Estes resultados são sinal do potencial da campanha e do papel fundamental que os escuteiros e os mais jovens podem ter em iniciativas deste género. Foi com enorme satisfação que o Electrão reconheceu estes resultados com a entrega aos escuteiros dos prémios máximos previstos na campanha”, afirma Pedro Nazareth, Director-Geral do Electrão.