iRec: Cascais aposta em novos prémios sustentáveis para munícipes que reciclam
A Cascais Ambiente lançou no começo do ano o projeto iRec – Inovar na Reciclagem, uma iniciativa que promove a reciclagem no concelho e premeia os munícipes pela devolução de embalagens nas respetivas máquinas.
Até ao momento já foram recolhidas mais de 100 mil embalagens de plástico, metal e vidro, nas máquinas iRec. Sempre que um cidadão devolve uma embalagem numa destas máquinas, é emitido automaticamente um talão QR Code, com a atribuição de pontos que deverão ser convertidos na aplicação CityPoints Cascais – para trocar por prémios ou experiências. Quanto mais recicla, mais tem a ganhar.
Agora, além dos já existentes, a Cascais Ambiente anuncia o lançamento de dois novos prémios: Um par de ténis sustentáveis da Zouri e Vales de investimento em iniciativas sustentáveis GoParity.
Os ténis Zouri são produzidos de forma tradicional, com materiais 100% eco-vegan, com plástico do oceano, e são fabricados em Portugal, na região de Guimarães. Cada par reutiliza o equivalente a 6 garrafas de plástico.
Relativamente aos Vales, serão entregues em quantias de 5 e 10 euros, a utilizar na plataforma de financiamento colaborativo da GoParity, cujo objetivo é unir empresas que procuram financiamento para projetos com impacto socioambiental positivo, a cidadãos e empresas que querem investir nestes projetos.
Financiado pelos EEA Grants, e com o apoio do Ministério do Ambiente, o projeto iRec é pioneiro e irá recolher dados que serão objeto de análise por parte da Faculdade Nova SBE. Os estudos têm como objetivo avaliar o impacto ambiental e económico do mesmo e contribuir com informação detalhada para a futura obrigatoriedade da implementação destes sistemas em Portugal no ano de 2022.
Saiba mais sobre esta iniciativa e onde encontrar estas máquinas aqui.