“Barbatus” é o novo livro que apela à conservação dos abutres



Celebra-se hoje, dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro. Esta data é comemorada um pouco por todo o mundo desde 1996, graças à UNESCO. Além de promover o hábito da leitura, relembra e reforça a importância dos livros na nossa vida e no nosso dia a dia.

No âmbito deste dia, damos a conhecer o mais recente livro da coleção “Dos Bichos”, da autora Isabel Maria Fidalgo Mateus. O “Barbatus – Um Abutre Quebra-Ossos e os Outros” é um livro que alerta para a proteção e conservação desta ave, que tem sido classificada como ameaçada de extinção, e que ao mesmo tempo presta tributo a várias espécies de abutre.

Com prefácio da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, que desenvolve vários projetos dedicados à conservação dos abutres europeus, esta obra relembra que este grupo de aves é essencial para a natureza e para o equilíbrio dos ecossistemas, e apela ao combate das ameaças que põem em risco a sua sobrevivência.

Como explica Isabel Mateus, a escolha de abordar os abutres no volume VI da coleção veio “acima de tudo, porque são aves ameaçadas. Aliás, o lema desta coleção é debruçar-se sobre espécies autóctones ameaçadas de extinção, e, nalguns casos, já extintas em Portugal, a começar pelo cão de gado transmontano, o burro de Miranda, o lobo-ibérico, o lince-ibérico e o urso-pardo. Mas, mormente, pela função essencial que estas aves necrófagas desempenham no meio natural”.

“Não obstante as medidas de conservação implementadas no terreno e um crescente respeito pela biodiversidade, os abutres continuam a enfrentar grandes desafios e muitos perigos que vêm de trás, tanto devido a causas naturais, como de intervenção humana, sendo o veneno a sua principal causa de morte, em Portugal e no mundo”, sublinha ainda a autora.

Pode encontrar a obra “Barbatus – Um Abutre Quebra-Ossos e os Outros” à venda nas plataformas digitais da Wook e da Amazon, ou no “Palheiro Ti Grabulha”, em Quintas do Corisco.

Isabel Mateus / Palombar




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...