Ilhas dos Açores tiveram habitantes 700 anos antes do que se pensava, revela novo estudo
Até ao momento, pensava-se que o Arquipélago dos Açores tinha começado a ser povoado em 1432, sendo a primeira ilha a ser habitada a de Santa Maria. No entanto, um novo estudo desenvolvido por uma equipa internacional de investigadores, inclusive vários do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO – Açores) da Universidade dos Açores, sugere que o arquipélago começou a ser povoado 700 anos antes.
Ao recolherem e analisarem amostras de sedimentos de diferentes lagos, e compararem a dados arqueológicos recentes, os cientistas concluíram que as ilhas foram primeiramente habitadas por nórdicos, no final da Idade Média – entre 500 a 900 d.C.. Nesta época, as temperaturas eram mais altas do que a média e os ventos de oeste eram mais fracos, o que permitiu a exploração do sul da Europa e do nordeste do oceano Atlântico, explicam os autores.
Nos sedimentos foram encontrados vários vestígios da pressão humana nos ecossistemas, nomeadamente, a exploração de gado, como ovelhas e vacas, a extração de madeira, o uso de fogo e a presença de uma planta não nativa.