Sabia que o maior organismo individual da Terra está a morrer?

O Pando, este único indivíduo genético, pesa cerca de seis milhões de toneladas. Em massa, é o maior organismo individual da Terra.

António Sarmento

No oeste dos Estados Unidos habita um organismo gigante único, composto por árvores de álamo, que fornece todo um ecossistema do qual as plantas e os animais dependem há milhares de anos. Alguns cientistas consideram-no o maior e mais pesado organismo vivo do Planeta. Situado perto do lago Fish, em Utah, nos Estados Unidos. Estima-se que tenha 14 mil anos, e uma área de 43 hectares (o equivalente a 43 campos de futebol). “Na realidade, todas as árvores são apenas uma”, explica Paulo Rogers, geólogo e professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Utah, à BBC.

Segundo este especialista, o Pando (latim para “Eu me espalhei”) parou de crescer e a sua dimensão terá diminuído “significativamente” nos últimos 40 anos. “Normalmente, os álamos vivem entre 100 e 130 anos. O problema é que eles estão a morrer sem que uma nova geração de árvores surja”.

“É como se fosse uma cidade de 47 mil habitantes e todos tivessem 85 anos”, diz Rogers à BBC. De acordo com a investigação, a principal causa deste declínio é que a área concentrou um grande número de veados e vacas que comem as sementes antes que elas consigam crescer. “Devemos começar a reduzir o número de animais que comem as árvores”, diz Rogers. “Se o bosque morrer, todas as espécies que dependem dele vão desaparecer também.”

Para Rogers, a solução para Pando seria aumentar as cercas que protegem algumas áreas do bosque, bem como trabalhar com os agricultores para ajudar a remover as vacas da área florestal e até mesmo sacrificar alguns dos veados. “À primeira vista, é um simples bosque, mas compreender Pando é fundamental para aprendermos a viver no nosso Planeta”.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.