Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente recebeu o Prémio de Saúde da União Europeia
A Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente ficou em 1º lugar no Prémio de Saúde da União Europeia, na categoria de Saúde Mental. A edição de 2021 focou-se na prevenção do cancro e na saúde mental, tendo sido recebidas 110 candidaturas de 15 países membros.
Foi através do projeto “Hora Verde – Atividades na natureza para um envelhecimento ativo”, desenvolvido em 2021, que a organização portuguesa ganhou destaque entre as restantes. A iniciativa baseou-se em atividades regulares na natureza dirigidas aos grupos mais vulneráveis da população sénior de Esposende, tendo como objetivo promover o seu bem-estar físico e mental. O projeto quis ainda atenuar o impacto que a COVID-19 e o isolamento provocaram nestas pessoas.
“Trabalhamos para e com 12 IPSS locais, envolvendo regularmente 282 seniores. Foi um processo intenso, mas recompensador, confirmado pela melhoria do seu bem-estar e redução dos sentimentos depressivos e de isolamento. Esperamos que esta iniciativa possa servir de inspiração, e que possa contribuir para um futuro onde a natureza, a saúde, o bem-estar, e a sociedade civil caminham de forma cada vez mais próxima”, afirma a Rio Neiva, em comunicado.
O prémio foi entregue a Rui Monteiro na sede da Comissão Europeia, no dia 4 de maio, por Isabel de la Mata Barranco, Conselheira Principal para a Saúde e Gestão de Crises da Comissão Europeia, e por Philippe Roux, Chefe da Unidade na Direção-Geral da Saúde e Segurança Alimentar da Comissão Europeia.