Europol apreende mais de 1 tonelada de enguias
A Europol anunciou hoje que a Operação Lago VI, que decorreu de novembro de 2021 a junho de 2022, levou à apreensão de 1255 kg de enguias-de-vidro – com um valor estimado de 1,9 milhões de euros – e à detenção de 49 pessoas. Enguia-de-vidro é o nome atribuído às enguias-europeias (Anguilla anguilla) bebés.
Em causa está o tráfico global de enguia europeia com destino ao mercado asiático, que se estima que ronde as 100 toneladas anuais, e que rende até 3 mil milhões de euros por ano aos grupos criminosos. Nos últimos 50 anos a população da espécie diminuiu em 90%, números preocupantes para a sua conservação. É, por isso, uma espécie categorizada como “Em Perigo” de extinção no Livro Vermelho de Vertebrados de Portugal e “Criticamente em Perigo” de extinção – tanto na Europa como a nível mundial – na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.
A Operação Lago (em inglês, Operation LAKE) iniciou em 2015 e é uma importante iniciativa europeia que combate o tráfico de vida selvagem e desmantela redes que cometem estes crimes ambientais. Graças à ação da Europol e das agências envolvidas, o tráfico de enguia-europeia já reduziu em 50%. Até ao momento, já foram apreendidas mais de 18 toneladas de enguias-de-vidro, que foram depois devolvidas ao seu habitat natural.
A sexta Operação Lago, decorrida entre novembro de 2020 e junho de 2021, tinha apreendido 387 kg de enguias-de-vidro e 25 kg de enguias-europeias. Numa só ação foram aprendidos 300 mil indivíduos da espécie no Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, em Espanha.