Governo vai continuar a apoiar o setor dos transportes públicos
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou hoje que o apoio extraordinário e excecional ao setor dos transportes públicos de passageiros, implementado devido ao aumento dos preços dos combustíveis, se irá manter até 30 de setembro. O aviso do Fundo Ambiental é assim renovado, prolongando as ajudas que já tinham sido concedidas entre novembro de 2021 e 30 de junho de 2022.
Com uma dotação de 17,4 milhões de euros, a verba destina-se aos táxis (2,8 milhões de euros) aos autocarros de passageiros a diesel (12,9 milhões de euros) e aos autocarros de passageiros movidos a gás natural (1,7 milhões de euros). Foi estabelecido um valor de 20 cêntimos por litro de diesel e de 30 cêntimos para o gás natural.
Como refere o Ministério, em comunicado, para o cálculo destes apoios foram assumidos consumos de 380 litros por mês, no caso dos táxis, e de 2.100 litros por mês, nos autocarros a combustível fóssil – que não gás natural. Isto significa que os táxis receberão um montante de 228 euros e os autocarros um montante de 1.260 euros.
Para mais informações sobre este apoio consulte o site do Fundo Ambiental.