Alguma vez viu o Sol de tão perto?



O Sol nasceu há 4,6 mil milhões de anos e é a estrela mais próxima do nosso Planeta. Essencial para a vida na Terra, o Sol é admirado por todos cá em baixo, mas são raras as pessoas que já o observaram com maior proximidade.

A Agência Espacial Europeia (ESA) partilhou algumas imagens tiradas ao Sol através do Solar Orbiter, um satélite de observação solar lançado em 2020 numa missão conjunta entre a Agência e a NASA. Este é composto por 10 instrumentos de monitorização in situ e monitorização remota, entre os quais seis telescópios.

A imagem, em alta resolução, foi tirada a 7 de março de 2022 através do telescópio Extreme Ultraviolet Imager (EUI). O Sol encontrava-se a uma distância de 75 milhões de quilómetros e a nave espacial estava a atravessar entre o Sol e a Terra – podendo ver-se a mesma no lado superior direito. Esta é considerada a imagem com maior resolução do disco completo do Sol e da coroa, a sua atmosfera externa.

“O telescópio de alta resolução do EUI tira fotografias com uma resolução espacial tão alta que, a essa distância, é necessário um mosaico de 25 imagens individuais para cobrir todo o Sol. Tiradas uma após a outra, a imagem completa foi capturada num período de mais de quatro horas porque cada mosaico leva cerca de 10 minutos, incluindo o tempo para a nave espacial apontar de um segmento para o outro”, explica a equipa da ESA.

Pode também ver esta sequência, que reúne fotografias tiradas ao Sol entre 1 de janeiro e 2 de março de 2022, e que termina com uma erupção solar. Segundo a ESA, esta foi classificada como uma erupção de classe M, a quarta mais alta entre as cinco categorias de intensidade.

Imagens: ESA & NASA/Solar Orbiter/EUI team;





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...