Templos japoneses para visitar no Brasil



No Brasil, o budismo é representado por diferentes vertentes por conta da composição heterogénea de imigrantes no país – que acabou por trazer muitas tradições e criando diferentes templos japoneses por todo o território nacional. A cultura pode ser bem explicada em aulas de japonês online, mas ainda há muito para conhecer e visitar.

Os templos representam o budismo e as suas variações, que surgiram na Índia e na China há mais de dois mil anos. Em sânscrito, língua ancestral do Nepal e da Índia, budi significa “acordar, observar, tornar-se consciente”. Essa é a principal filosofia que baseia o budismo, quarta maior religião do mundo.

As tradições das escolas japonesas de budismo foram fortalecidas no Brasil, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, devido ao aumento da imigração japonesa em diversas regiões do país. Nos últimos anos, as tradições chinesas e do sudeste asiático, como o Mahayana e o Theravada, também ganharam popularidade.

Atualmente, existem cerca de 500 milhões de seguidores da religião em todo o mundo, concentrados principalmente no Japão, China, Tibete e na Tailândia. Segundo dados do IBGE, existem cerca de 245 mil budistas no Brasil.

Com o passar dos anos, o budismo se renovou no Brasil, deixando de ser uma religião composta exclusivamente por descendentes de japoneses. Os templos são locais destinados à prática religiosa, onde se reúnem as chamadas Três Jóias, nas quais os budistas procuram a salvação, Buda, Darma e Sanga.

Para compreender um pouco mais da cultura e da influência japonesa, conheça 5 templos para visitar no Brasil.

Torre de Miroku – Ribeirão Pires, São Paulo

A réplica totalmente fiel da Torre de Miroku original, localizada no Templo Horyu-Ji, é a maior do estilo japonês no Brasil, com seus 32 metros de altura, e foi idealizada para ser um espaço de contemplação à paz, ao belo e à arte.

A construção da réplica foi finalizada em 2018, cerca de doze anos após o início das obras. Sua construção foi baseada na técnica milenar japonesa de construção em madeira, que pode ser utilizada na construção de monumentos de muitos andares – sem utilizar um único prego.

No local você ainda encontra uma capela – conhecida como Okunoin – um jardim zen e uma área dedicada a São João Batista, santo padroeiro do Japão.

Santuário Hōzō da doutrina Seicho-No-Ie Do Brasil – Ibiúna, São Paulo

Este é um santuário localizado na sede da religião japonesa Seicho-No-Ie no Brasil, que se caracteriza pelo estímulo ao aperfeiçoamento, pela cultura japonesa e pelo cuidado ambiental. O estabelecimento realiza mais de 40 eventos ao longo dos meses e chega a receber cerca de 30 mil pessoas anualmente.

O Hōzō foi construído e baseado na arquitetura tradicional dos santuários japoneses, disponibilizando diversos ambientes para a prática da religião – seu maior salão tem capacidade para receber mais de mil pessoas.

Templo Kinkaku-Ji – Itapecerica da Serra, São Paulo

Este é um dos templos japoneses mais tradicionais do Brasil, uma réplica do templo Kinkaku-ji, construído no século quatorze, localizado em Kyoto, no centro do Japão. A versão brasileira segue o modelo original, com decorações e ambientes dourados e cercado por um lago repleto de carpas coloridas.

O templo budista é o local perfeito para meditar e explorar toda a compreensão e imersão que a religião oferece. No local, você também encontra um dos primeiros cinerários do país, onde se encontram as cinzas dos falecidos que optaram pela cremação dos corpos.

Templo Budista Nambei Higashi Honganji – Campinas, São Paulo

Este templo budista possui paisagens de tirar o fôlego, além de um lago belíssimo e uma ponte repleta de vegetação similar às do Japão. No local, você pode participar de estudos e práticas dos ensinamentos budistas da Escola Jodo Shinshu.

O templo é aberto ao público em todo segundo domingo do mês, iniciando suas atividades às 11 da manhã. Os visitantes também podem aprender um pouco mais sobre a religião e as artes marciais japonesas, além de saborear pratos da culinária original do país.

Extra: Zu Lai Temple – Cotia, São Paulo

O Templo Zu Lai está localizado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Inaugurado em 2003, é o maior templo budista de toda a América Latina e o primeiro do Mosteiro Fo Guang Shan na região. Os ambientes de meditação seguem o estilo dos palácios chineses e uma escultura de Buda em jade se destaca na sala principal do local, que possui entrada gratuita.

Os templos japoneses possuem características únicas e atraem cada vez mais a atenção e devoção dos brasileiros – além de serem ótimos para conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...