Qual é a diferença entre a energia das ondas e a energia das marés?



Pode ter aprendido na escola que as marés do oceano são causadas pela força gravitacional da Lua a puxar a água na sua direção enquanto orbita a Terra, ao passo que que as ondas são causadas pelo vento que sopra através da superfície do oceano. Todo esse movimento significa que as águas do oceano contêm uma enorme quantidade de energia cinética.

Segundo a “Science Focus”, a energia das marés pode ser aproveitada utilizando turbinas subaquáticas, que são semelhantes às turbinas eólicas, mas com lâminas mais curtas e fortes. A água que flui através da turbina faz girar as pás, que fazem girar um gerador, produzindo eletricidade.

As turbinas de marés funcionam melhor em passagens estreitas de água, que canalizam naturalmente a energia. Por exemplo, uma das maiores coleções mundiais de turbinas de marés pode ser encontrada entre o continente escocês e a Ilha de Stroma, capturando as marés que fluem entre o Oceano Atlântico e o Mar do Norte.

Outra abordagem é utilizar barreiras naturais ou artificiais para reter a água na maré alta e redirecionar o fluxo através de canais cheios de turbinas, à medida que a água regressa ao oceano.

Em contraste, os conversores de energia das ondas podem ser colocados na linha de costa ou no oceano aberto, e muitas vezes utilizam flutuadores que sobem e descem com as ondas para comprimir um pistão hidráulico, rodando um gerador. Em alternativa, os dispositivos da linha da costa podem direcionar as ondas que chegam para uma coluna estreita, forçando o ar através de uma turbina a gerar eletricidade. Existem ainda desafios tecnológicos a ultrapassar, mas os oceanos poderiam um dia fornecer enormes quantidades de energia fiável e renovável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...