Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies
A Repsol assinou esta sexta-feira a compra da Asterion Energies ao fundo de infraestruturas europeu Asterion Industrial, por 560 milhões de euros, mais um máximo de 20 milhões num conceito de pagamentos contingentes.
“Esta operação é um marco importante na ambição da Repsol em tornar-se num ator global no setor das energias renováveis, e reforça a posição da Empresa em mercados-chave na Europa”, sublinha a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a Asterion Energies, plataforma de desenvolvimento criada pela Asterion em 2019, gere uma carteira de projetos, principalmente em desenvolvimento, de 7.700 megawatts (MW) renováveis em Espanha, (84%), Itália (12%) e França (4%), mercados estáveis e com grande potencial.
A carteira de ativos da Asterion Energies inclui 4.900 MW de geração solar fotovoltaica e 2.800 MW de geração eólica, dos quais 2.500 MW, encontram-se em estado avançado de desenvolvimento ou construção. Além disso, a Asterion Energies conta com uma equipa especialista em desenvolvimento de projetos renováveis e de armazenamento, que se juntará ao ambicioso projeto de crescimento da Repsol neste negócio.
“Estamos a materializar a ambição de sermos líderes na transição energética com passos firmes, tais como esta aquisição de ativos, para cumprir os nossos objetivos de crescimento, diversificação e foco na multienergia. Os projetos e o talento humano que incorporamos com esta transação, complementam perfeitamente a nossa estratégia”, afirmou Josu Jon Imaz, CEO da Repsol.
Já Jesús Olmos, CEO da Asterion Industrial, referiu: “estamos orgulhosos por ter criado, do zero, esta plataforma europeia, e termos alcançado um crescimento exponencial nos últimos três anos. Estamos convencidos de que a Repsol é o parceiro certo para continuar esta história de crescimento e para continuar a contribuir para a transição energética.”
A operação está sujeita às aprovações habituas neste tipo de transações.
Desde que, em 2019, se tornou na primeira empresa do seu setor a assumir o compromisso de alcançar as zero emissões líquidas até 2050, a Repsol tem alcançado os seus objetivos de diversificar geograficamente o seu negócio de renováveis, complementar as suas capacidades, melhorar o seu portefólio, e criar uma plataforma sólida com grande potencial de crescimento, e com a ambição de ser um operador global de baixas emissões.
O Plano Estratégico de 2021-2025 prevê atingir 6.000 MW de capacidade instalada até 2025 e 20.000 MW até 2030. A carteira de projetos de geração de energia renovável instalada da Repsol, antes da transação, ultrapassava os 1.600 MW. A empresa tem 1,470 MW de capacidade instalada renovável em Espanha, 62,5 MW nos Estados Unidos, 96 MW no Chile e 3 MW, no parque eólico flutuante WindFloat Atlantic (Portugal). Além disso, já tem mais de 2.000 MW em construção: 1.180 MW em Espanha, 719 MW nos Estados Unidos e 120 MW no Chile.