“Verdes Solidários” doa mais de uma tonelada de legumes frescos e biológicos a cerca de 1500 famílias carenciadas
Os “Verdes Solidários” estão de volta. A iniciativa do município de Cascais, de recolha de bem alimentares frescos, originados, sobretudo, nas hortas comunitárias do concelho, regressa no dia 17 de dezembro. Cada horticultor, fruticultor e viticultor é convidado a doar um cabaz de legumes biológicos e locais que serão distribuídos frescos à população carenciada, através das instituições de solidariedade social do concelho.
Os “Verdes Solidários” são uma iniciativa que se repete desde 2016 e em cada ano distribui cerca de 1,5 toneladas de legumes frescos e biológicos a várias famílias. Para além dos horticultores comunitários, a participação para doação de bens alimentares alarga-se a toda a comunidade cascalense, que pode contribuir com o seu donativo de bens alimentares frescos.
“A oferta de alimentos, através da ajuda alimentar, carece frequentemente de produtos frescos e de qualidade, baseando-se sobretudo em alimentos de fácil conservação, por vezes com elevados teores de conservantes, ácidos gordos saturados e açúcar, o que os torna pouco saudáveis, embora muitas vezes essenciais. Assim, torna-se urgente criar um aprovisionamento estável de alimentos saudáveis, como legumes e frutas frescos, que tenham impacto positivo na saúde das pessoas”, refere Joana Balsemão, vereadora para a área do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, citada em comunicado.
No dia 17 de dezembro, entre as 9h00 e as 11h00, irá decorrer a recolha de produtos em dois locais, em simultâneo: na sede da Associação Cultural e Recreativa dos Alentejanos Residentes em Tires – “OS ESTRELAS DO GUADIANA” (Av. Padre Agostinho Pereira da Silva, 2785-630 São Domingos de Rana) e na EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, E.M., S.A. (Estrada de Manique, nº 1830 Alcoitão, 2645-138 Alcabideche). Ainda no mesmo dia serão entregues às instituições que os farão chegar às famílias antes da noite de consoada.
25,5 toneladas de legumes doados
A iniciativa “Verdes Solidários” insere-se no programa de agricultura urbana de Cascais, gerido pela Cascais Ambiente, que se destina a “proporcionar alimentação biológica, sazonal e saborosa a cada vez mais cascalenses”. Este programa canaliza habitualmente uma parte dos legumes e frutas produzidos em terrenos municipais para doação a munícipes carenciados. A maioria é produzida da Horta do Estabelecimento Prisional de Tires e da Horta da Quinta do Pisão e da Horta Associativa do Penedo, onde seis horticultores experientes doam a cada 15 dias uma substancial parte da sua produção, explica a autarquia em comunicado.
Segundo a mesma fonte, no total, desde 2016, foram doadas 25,5 toneladas de legumes, distribuídas pelas várias instituições de apoio alimentar do concelho. “Acreditar que a alimentação saudável é um direito fundamental de todos, tal como é a saúde ou a educação, é o motor que move todas as pessoas que tornam este projeto possível. A cada ano que passa, mais espaços agrícolas surgem no concelho e mais pessoas aprendem a cultivar em harmonia com o ambiente. É uma transição urgente que tem de ser feita. Uma transformação apenas capaz de acontecer com o empenho de todos”, acrescenta Luís Almeida Capão, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Cascais Ambiente.
Programa Terras de Cascais
Em Cascais, a agricultura biológica e regenerativa tem ganho espaço desde que se criou a primeira horta comunitária em 2009. Hoje, sob o programa Terras de Cascais, existem 32 hortas comunitárias, 5 pomares e 4 vinhas, também comunitárias, num total de cerca de 800 parcelas atribuídas a munícipes. Para além dos espaços comunitários, nos quais a produção de hortícolas e frutas está a cargo dos munícipes, existem duas grandes hortas biológicas regenerativas – a Horta da Quinta do Pisão, onde os legumes são colhidos pelos visitantes, e a Horta do Brejo, inserida dentro do Estabelecimento Prisional de Tires e cultivada por mulheres ali reclusas.
VERDES SOLIDÁRIOS 2022 | Locais de entrega:
São Domingos de Rana
SEDE “OS ESTRELAS DO GUADIANA” –
Associação Cultural e Recreativa dos Alentejanos Residentes em Tires
Av. Padre Agostinho Pereira da Silva
2785-630 São Domingos de Rana
Alcabideche
EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, E.M., S.A.
Complexo Multiserviços,
Estrada de Manique, nº 1830 Alcoitão,
2645-138 Alcabideche – Portugal
Horário:
Receção das doações: 9h – 11h
Entrega das doações às instituições: 12h – 13h