Rocha misteriosa que danificou casa em Nova Jersey pode ser uma estrela cadente

Um objeto metálico do tamanho de uma toranja caiu do céu, atravessou o telhado de uma casa em Nova Jersey e embateu no chão do quarto na segunda-feira, de acordo com relatos locais.
A polícia que respondeu ao incidente em Hopewell, New Jersey, acredita que o objeto em queda pode ser um meteorito, possivelmente da chuva de meteoros Eta Aquarids, que atingiu o seu pico este fim-de-semana.
Segundo a polícia, não havia ninguém em casa quando o provável meteorito atingiu a casa, abrindo um buraco no telhado e parecendo amolgar o chão, por volta das 13h15, hora local.
“Estamos a pensar que é um meteorito, que passou por aqui, que atingiu o chão aqui, porque está completamente danificado, que fez ricochete até esta parte do teto e que, finalmente, desceu e pousou ali no chão”, disse Suzy Kop, que disse que o objeto caiu no quarto do pai, à CBS News Philadelphia.
“Eu toquei na coisa porque pensei que era uma pedra qualquer, não sei, e estava quente”, disse.
Depois de uma equipa de bombeiros local ter confirmado que o objeto não era perigoso, a polícia diz ter contactado um astrofísico do College of New Jersey para um exame mais aprofundado.
“Já vi alguns acontecimentos interessantes e estranhos na minha carreira, mas nunca pensei que um meteorito fosse um deles”, disse James Rosso, chefe do Departamento de Polícia de Hopewell Township, ao Insider num e-mail.
De acordo com o repórter local Alex Zdan, estima-se que a rocha pesava cerca de 1,8 kg.
As estrelas cadentes – as riscas de luz brilhante que atravessam o céu durante as chuvas de meteoros – provêm de pequenas rochas espaciais que entram na nossa atmosfera a alta velocidade, aquecem a temperaturas extremas devido à fricção entre a superfície da rocha e as partículas de ar do nosso planeta, e queimam-se.
No entanto, nem todos os meteoros se queimam completamente. Por vezes, um pedaço sobrevive à queda e atinge o solo. A isso chama-se um meteorito.
É raro que estas rochas espaciais em queda atinjam edifícios ou pessoas.
“Tem estado a correr no espaço todo este tempo e agora veio para a Terra e caiu mesmo no colo deles”, disse Derrick Pitts, astrónomo chefe do Instituto Franklin, à CBS News Philadelphia. “O facto de ter atingido uma casa e de as pessoas terem conseguido apanhá-lo é muito invulgar e aconteceu muito poucas vezes na história”.
Acrescentou ainda que este objeto em queda pode ser tão antigo como o Sistema Solar: 4 a 5 biliões de anos.
De acordo com a CBS, a família estava a considerar comprar um bilhete de lotaria, uma vez que acabaram de ganhar a lotaria espacial.