Empresas consideram “Open Innovation” essencial para responder aos desafios da sustentabilidade



Três quartos (75%) das empresas afirmam que a open innovation é fundamental para responderem aos complexos desafios com que se defrontam atualmente. De acordo com o último estudo do Research Institute da Capgemini intitulado The Power of Open Minds – How open innovation offers benefits for all’, 71% das empresas inquiridas revelaram que planeiam aumentar o seu investimento em práticas de open innovation nos próximos dois anos, enquanto 28% adiantaram que pretendem manter o seu atual nível de investimento.

Segundo a mesma fonte, para as empresas navegarem no complexo ecossistema dos nossos dias precisam adotar uma abordagem colaborativa e disporem de um ecossistema de parceiros. O novo estudo da Capgemini conclui que as empresas adotam  a Open Innovation para melhorar as ofertas que já possuem; para desenvolverem novas soluções, serviços e produtos; para criarem modelos de negócio novos; e para otimizarem os seus investimentos em I&D.

O estudo também revela que 83% das organizações encaram a Open Innovation como um fator crítico de sucesso para alcançarem as metas de sustentabilidade estabelecidas. No entanto, esta é uma tendência recente nas empresas, já que mais de dois terços (68%) só começaram a explorar a Open Innovation aplicada à sustentabilidade nos últimos dois anos.

63% das empresas que adotaram a Open Innovation já estão a obter benefícios

As empresas que adotaram e impulsionaram a Open Innovation já estão a obter benefícios – 63% afirmaram ter alcançado  melhorias significativas nos indicadores de sustentabilidade ambiental e 55% nos indicadores de sustentabilidade social.

O estudo também sublinha que graças à Open Innovation mais de 60% das organizações alcançaram níveis de eficiência operacional mais elevados, tornando-se mais ágeis e aumentando as suas receitas. Mais da metade das empresas (55%) também revelou que graças à Open Innovation aceleraram o ritmo da inovação, e 62% adiantaram que estas práticas elevaram a agilidade e a adaptabilidade dos seus colaboradores.

Grandes organizações têm sido incapazes de inovar de forma eficaz

Três quartos das startups, das instituições académicos e das organizações sem fins lucrativos consideram que os resultados alcançados com a Open Innovation são positivos, contra 53% das grandes empresas. O estudo também mostra que as grandes organizações têm sido incapazes de alavancar novas fontes de inovação de forma eficaz.

Na verdade, as grandes empresas afirmam que obtêm melhores resultados trabalhando com os parceiros tradicionais – como os clientes e os fornecedores, em vez de o fazerem com parceiros não tradicionais, como as universidades, os consórcios industriais, as empresas de outros setores, as instituições governamentais, e/ou as organizações sem fins lucrativos.

Porém, as empresas que adotaram uma abordagem mais ousada à inovação e estão dispostas a aplicar práticas de Open Innovation em áreas de negócio potencialmente mais arriscadas ou novas, estão a obter excelentes resultados. O estudo conclui que apenas 22% das organizações descreveram os resultados alcançados com a Open Innovation como “bons” ou “excelentes”. Estas empresas também estão mais dispostas a colaborarem com parceiros mais inovadores, tais como as como startups e outros parceiros não tradicionais.

“À medida que as empresas fazem a transição para uma economia mais digital e sustentável, adotar e impulsionar uma cultura de Open Innovation revela-se como um fator cada vez mais crítico para ser bem-sucedido,” afirma Pascal Brier, Chief Innovation Officer da Capgemini e Membro do Executive Committee do Grupo, citado em comunicado.

Consideram a Open Innovation  fundamental para a sustentabilidade, mas ainda não estão satisfeitas 

“O estudo da Capgemini mostra que, embora as empresas encarem a Open Innovation como um fator fundamental para a sustentabilidade e continuem a intensificar os seus investimentos nesta área, muitas ainda não estão satisfeitas com os resultados obtidos. Para alterarem esta situação e abordarem a inovação de uma forma mais ousada, as grandes empresas precisam agora de expandir o seu ecossistema de modo a incorporarem um conjunto mais variado e abrangente de parceiros. Só deste modo poderão também gerar mais valias a longo prazo.”

O estudo também conclui que a qualidade de vida/infraestrutura das cidades, o acesso a parceiros tecnológicos, bem como a clientes e fornecedores, são os principais fatores que levam as empresas a escolherem os locais onde devem investir em laboratórios de Open Innovation.





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