Robot subaquático repara recifes de coral



A biodiversidade dos recifes de coral é uma das maiores preocupações de académicos, políticos, biólogos e outros cientistas, sendo um assunto muito mediatizado e do interesse do público.

Esta comunidade sustentável tem agora uma boa notícia para celebrar: pesquisadores da Heriot-Watt University, na Escócia, estão a desenvolver um microrobot subaquático que pode ajudar a salvar os recifes de coral. O robot, denominado coralbot, pode ser programado para reparar corais atingidos por barcos de pesca ou fenómenos naturais, permitindo que voltem a crescer.

“As águas fundas do Oeste escocês são caracterizadas pela ocorrência de grandes corais, iguais aos dos trópicos. Os recifes escoceses são a casa de milhares de animais, incluindo peixes e tubarões, e são fundamentais para fornecer propágulos de corais até ao Ártico. Mas eles estão ameaçados pelos impactos adversos da pesca, que causam dano e mata grandes áreas de recifes. Felizmente, estas espécies conseguem por vezes sobreviver e recrescer, mas isso pode durar várias décadas ou séculos”, explicou a universidade em comunicado.

Antes deste projecto, mergulhadores visitavam as áreas afectadas e reparavam-nas, mas este tipo de trabalho pressupõe algum tempo debaixo de água – que estes mergulhadores não têm. Os robots, por seu lado, não têm um limite de tempo para ficarem debaixo de água e podem atingir maiores profundidades.

Através de uma programação simples, os robots fazem o trabalho de reparação através das ordens de um computador, treinado para reconhecer os fragmentos de recifes de coral que têm de ser trabalhados.

“Vários robots podem ser imediatamente enviados depois de um furacão ou outro evento extremo, e reconstruir o recife em alguns dias ou semanas, em vez de anos ou séculos”, explicou a professora Lea-Anne Henry, da School of Life Sciences, que lidera o projecto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...