Iberdrola conclui montagem de centrais fotovoltaicas atribuídas em leilão de 2019



A Iberdrola concluiu a montagem de todas as centrais fotovoltaicas atribuídas no leilão de 2019, depois de finalizar o parque solar das Centrais Fotovoltaicas Montechoro I e II e a Central do Carregado, anunciou ontem a empresa.

Num comunicado, ontem divulgado, a Iberdrola indicou que “terminou a montagem do parque solar das Centrais Fotovoltaicas Montechoro I e II e da Central do Carregado, concluindo a construção de todos os lotes adjudicados no leilão de 2019”.

Segundo o grupo, “situadas em Albufeira, com um investimento de 28 milhões de euros e cerca de 200 empregos criados, as Centrais Fotovoltaicas Montechoro I e II, de 12 MW [megawatts] e 25 MW, respetivamente, contam com mais de 64.500 painéis bifaciais e terão uma capacidade instalada total de 37 MW”.

Paralelamente, em Alenquer, e representando “um investimento de mais de 50 milhões de euros e cerca de 350 empregos criados, a Central do Carregado conta com uma capacidade instalada de 62 MW e com cerca de 115.000 painéis bifaciais”.

A Iberdrola explicou que “os painéis bifaciais são equipamentos que dispõem de duas superfícies sensíveis à luz, conseguindo alcançar uma maior produção” sem a necessidade de aumentar o número de painéis instalados, sendo que, segundo a empresa, com recurso a esta tecnologia, as novas centrais (Montechoro I e II e Carregado) “evitarão a emissão para a atmosfera de 69.000 toneladas de CO2 [dióxido de carbono] por ano”.

A empresa lembrou que, “além das Centrais Fotovoltaicas Montechoro I e II e da Central do Carregado, formam parte dos projetos adjudicados pela Iberdrola no leilão de 2019, da qual saiu como maior adjudicatária em número de lotes, um total de 7 projetos fotovoltaicos”.

Destes sete lotes, destacou, “encontram-se concluídas e em funcionamento a Central Fotovoltaica de Algeruz II (27MW), em Setúbal, a Central Fotovoltaica do Conde (14 MW), em Palmela, e as Centrais Fotovoltaicas de Alcochete I e II (46 MW)”.

Agora, com previsão de entrada em funcionamento no primeiro trimestre do próximo ano, “as Centrais Montechoro I e II e a Central do Carregado juntam-se aos projetos concluídos”, referiu.

A Iberdrola lembrou que, “além dos projetos adjudicados no leilão de 2019, e após obtenção favorável da Declaração de Impacto Ambiental” a empresa está a desenvolver o Complexo Eólico ligado ao Sistema Eletroprodutor do Tâmega (300MW) e a Central Fernando Pessoa (1.200 MW).

Paralelamente, indicou, as Centrais Cristóvão Colombo I e II (1.000 MW), “que contam já com o Acordo assinado com a REN para a conexão à rede”, continuam em desenvolvimento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...