Águas de Santarém recebe certificação LAC e eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal
A empresa foi distinguida como uma das 50 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal em 2023, tendo também recebido no final do ano passado a certificação internacional LAC – Líder no Atendimento ao Cliente.
O já habitual ranking da revista Exame premeia, anualmente, as empresas que promovem as melhores práticas ao nível da gestão do capital humano e apresentam o melhor clima organizacional. Tal como em anos anteriores, para figurar nesta lista, as empresas distinguidas tiveram de atingir um nível mínimo de satisfação e obter uma classificação de facto relevante, aferida por um júri independente.
À semelhança do que aconteceu em 2021, a Águas de Santarém, empresa gestora de serviço público, volta a ser considerada uma das 50 melhores de entre muitas empresas concorrentes.
Segundo fonte da Águas de Santarém, “a conquista deste galardão, pela segunda vez, para além da enorme alegria, imprime à Águas de Santarém uma responsabilidade contínua e acrescida de responder aos desafios do mercado, dos nossos clientes, e, em particular, da nossa equipa, elemento basilar do sucesso granjeado pela empresa ao longo dos seus 15 anos de existência, a que se somam os 63 anos de Serviços Municipalizados de Santarém, o que perfaz 78 anos de serviço público, de experiência, competência, dedicação e entrega das nossas pessoas – o nosso bem maior.”
A AS tem vindo a implementar importantes mudanças com vista a tornar a sua atividade mais sustentável, e com maior benefício económico e ambiental. Exemplo disso, é a certificação no Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Dos 17 ODS que constituem a Agenda 2030, a AS subscreveu oito na gestão da empresa, tratando-se da primeira a obter, em junho de 2022, tal distinção, em solo nacional.
A par da aposta na sustentabilidade, o Conselho de Administração da Águas de Santarém elegeu, neste mandato, apostar e dar prioridade ao seu capital humano, cujo fruto se traduziu na certificação, em setembro de 2021, pela NP 4552:2016 – Sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, tendo sido a primeira empresa do sector das águas e saneamento a ter obtido tão importante certificação.
Certificação internacional LAC – Líder no Atendimento ao Cliente
A Águas de Santarém recebeu no fim do ano passado a certificação internacional LAC – Líder no Atendimento ao Cliente, no canal presencial, tratando-se da primeira entidade pública a obter tal distinção no Distrito de Santarém.
Esta certificação é atribuída pelo Instituto Português de Relações com o Cliente (IPRC) e reconhece a implementação das melhores práticas no que ao atendimento presencial ao cliente diz respeito, a par do trabalho desenvolvido na prestação de um serviço de excelência, visando a melhoria da qualidade do atendimento nos serviços públicos.
O programa LAC – Líder no Atendimento ao Cliente congrega duas valências; numa primeira fase a formação dos recursos humanos com vista a os capacitar com as melhores práticas – sendo esta muito benéfica, quer do ponto de vista humano quer profissional – e a posterior avaliação do serviço prestado ao cliente.
A par do respeito pela Lei de Defesa do Consumidor, a certificação LAC analisa e certifica as organizações que estejam em conformidade com os parâmetros básicos de atendimento, avaliando, através de clientes mistério, a apresentação do espaço de atendimento presencial e dos profissionais, sendo escrutinados parâmetros, divididos em quatro grandes grupos essenciais, a lei da defesa do consumidor, o espaço de atendimento, a imagem profissional e o ato de atendimento em si.
“O bom desempenho na avaliação realizada, pelo IPRC, resultou na atribuição desta certificação, que muito nos orgulha, e que pode ser vista pelos cidadãos quando acorrem ao espaço de Atendimento ao Cliente.”, indica a empresa em comunicado.
A propósito deste reconhecimento, o Presidente do Conselho de Administração, Ramiro Matos, referiu que “Ao longo dos últimos anos, e acho que é reconhecido, temos tido um foco muito próprio, muito particular para as pessoas – para as nossas pessoas e para os clientes –”, felicitando, ainda, com entusiasmo a equipa, salientando “o compromisso com o trabalho que fazem” e que “a par da responsabilidade, é um conforto, uma segurança, um reconhecimento e um orgulho grande esta certificação, que, por mérito, pertence a esta equipa.”.